USP: Conselho aprova criação da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e curso de Engenharia Ambi

Implantação deve ocorrer em quatro meses

ter, 19/08/2003 - 20h25 | Do Portal do Governo

O Conselho Universitário(Co)da Universidade de São Paulo (USP) aprovou a criação da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e do curso de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica. A aprovação ocorreu na reunião do Co, na manhã desta terça-feira, dia 19, na Cidade Universitária.

A nova coordenadoria será responsável pela supervisão das ações da Universidade na área de informática e deverá ser implantada dentro de quatro meses.

De acordo com o professor Paulo César Masiero, chefe da Coordenadoria de Computação Eletrônica (CCE) da USP, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação terá um conselho supervisor, com seis membros (quatro indicados pelo reitor e dois eleitos entre o pessoal de informática das unidades), incorporando as funções da Comissão Central de Informática (CCI), que será extinta.

Masiero explicou que o CCE estará subordinado à nova coordenadoria, bem como os centros de informática dos campi do interior. O professor relatou que a Coordenadoria de Tecnologia da Informação cuidará dos sistemas de informática e telecomunicações da USP, da Internet, dos sistemas operacionais de computação e das Salas Pró-Aluno. ‘A implantação da Coordenadoria deverá estar concluída em quatro meses, inclusive com a indicação do coordenador’, informou Masiero.

Engenharia Ambiental

A nova habilitação em Engenharia Ambiental da Poli terá 50 vagas, oferecidas aos alunos do terceiro ano de Engenharia Civil que já tenham concluído o curso básico. As aulas devem começar já no primeiro semestre do ano que vem.

Segundo o diretor da Poli, professor Vahan Agopyan, o curso de Engenharia Ambiental tem a participação da Escola e de mais nove unidades da USP. ‘Os alunos terão aulas com professores das Faculdades de Direito, Saúde Pública e Filosofia, Letras e Ciências Humanas e dos Institutos de Matemática e Estatística, Biociências, Ciências Biomédicas, Física e Química’, disse.

Vahan afirmou que o curso aproveitará a infra-estrutura de pesquisa ambiental da Poli. ‘Existe um grande interesse dos alunos na área de Engenharia Ambiental, o que levou o número de vagas a ser ampliado de 30 para 50.’

O curso está divido nas áreas de Fundamentos Científicos, Tecnologia e Gestão ambiental, e formará profissionais que atuarão em planejamento territorial, projetos de recuperação de áreas degradadas, gerência ambiental e desenvolvimento de tecnologias ‘limpas’, entre outras atividades.

Da Agência USP de Notícias/Júlio Bernardes/L.S.