USP: Congresso discute novas perspectivas do uso da acupuntura no tratamento da dor

Evento vai de 12 a 14 de maio

qua, 04/05/2005 - 8h25 | Do Portal do Governo

Será realizado nos dias 12, 13 e 14 de maio de 2005, no Centro de Convenções Rebouças, o Cindor USP 2005 – Congresso Interdisciplinar de Dor da Universidade de São Paulo. Serão apresentados os avanços e perspectivas na prevenção, diagnóstico e tratamento de dores crônicas e agudas. Entre os temas abordados está a Acupuntura, que será debatida no IX SIMPÓSIO DA SOCIEDADE MÉDICA BRASILEIRA DE ACUPUNTURA DE SÃO PAULO, no dia 14 (sábado), a partir das 8 horas.

A Acupuntura é processo terapêutico pelo qual são estimuladas áreas do corpo com grande concentração de terminações nervosas. Através de agulhas, ventosas e eletroestimulação, entre outros instrumentos, são ativados os Sistemas Nervosos Central e Periférico. O efeito é analgésico, antiinflamatório, antidepressivo, ansiolítico (ameniza a ansiedade) e relaxante muscular.

Aplicações e perspectivas

Atualmente, a Acupuntura é empregada no tratamento de sintomas e/ou doenças neurológicas, ortopédicas, reumatológicas, gineco-obstétricas, entre outros. É usada também no tratamento da síndrome fibromiálgica, da dor orofacial e das dores músculo-esqueléticas. Estudos do Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP revelam que, além dos efeitos citados, a técnica melhora o sono, humor e o desempenho durante a prática de atividades físicas.

Em pacientes com dor crônica, a Acupuntura é associada a outras modalidades terapêuticas, incluindo o uso de medicamentos. ‘A perspectiva para os próximos anos é a utilização de drogas mais específicas, com o objetivo de aumentar a eficácia da Acupuntura em alguns casos de dor crônica rebelde ao tratamento. O benefício é a redução do uso ou da dosagem de remédios para controlar a dor’, afirma.o Dr. Hong Jin Pai, coordenador do Ambulatório de Acupuntura e médico voluntário do Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. ‘Isso transforma a Acupuntura na melhor opção para pacientes com restrição de uso de medicamentos, como grávidas, idosos, alérgicos, imunodeprimidos, hipertensos e portadores de insuficiência renal e hepática’, explica o acupunturista.

A Acupuntura também pode auxiliar no diagnóstico de doenças. Quando o médico suspeita de alguma doença, pode comprovar ou não sua hipótese por meio da técnica. ‘Isso ajuda a reduzir os custos do tratamento, pois o uso da Acupuntura pode dispensar a realização de exames mais caros, como a ressonância magnética’, afirma do Dr. Hong, que fez curso de aperfeiçoamento na Faculdade de Medicina Tradicional Chinesa de Pequim, e dá aula no Curso de Especialização em Acupuntura do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas/FMUSP.

Centro de Dor do Hospital das Clínicas é referência para todo o país

O Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, responsável pelo Cindor USP 2005, é pioneiro na abordagem multidisciplinar para diagnóstico e tratamento da dor no Brasil.

Atuando há 25 anos, o Centro de Dor do HC-FMUSP realiza cerca de 1200 atendimentos por mês. A equipe possui cerca de 50 profissionais, a maioria voluntários. São neurologistas, fisiatras, fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, cirurgiões-dentistas, acupunturistas, assistentes sociais, especialistas em Medicina do Trabalho, entre outros, sob a coordenação do neurocirurgião Manoel Jacobsen Teixeira, também diretor da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Hospital das Clínicas/FMUSP.

Também pioneiro na pesquisa científica e ensino da Acupuntura, o Centro de Dor do HC/FMUSP emprega a técnica desde 1989. Seus objetivos são avaliar a eficácia dos métodos antigos de Acupuntura em dores de diferentes origens e aperfeiçoar seu uso no alívio dos pacientes. Também existem estudos em andamento sobre novas técnicas empregadas por acupunturistas, ainda sem comprovação científica. Entre eles estão a avaliação da alternância dos estímulos elétricos para maior eficácia do efeito analgésico e do exame da língua e da pulsação do paciente para acompanhar a evolução do tratamento.

Cindor USP 2005 – Congresso Interdisciplinar de Dor da USP

Durante o evento, médicos, estudantes e profissionais de saúde poderão participar de palestras, simpósios satélites, mesas redondas e cursos de atualização. Dentre os temas de relevância, destacam-se: o uso da toxina butolínica na dor e na cefaléia; dor em idosos; dor orofacial; cefaléia; alívio de dor e qualidade de vida; atividade física em pacientes com dor crônica; síndrome fibromialgica (caracterizada por dor generalizada e fadiga); LER/DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho e novas aquisições na área da cefaléia e algias cromiofaciais); tendinites e lombalgias.

Congresso Interdisciplinar de Dor da USP 2005
Data: 12, 13 e 14 de maio de 2005
Local: Centro de Convenções Rebouças – Avenida Rebouças, 600
Programação: http://saudetotal.com/cindor2005/

Inscrições e Informações:

BL Eventos

Ana Cláudia B. Lopes (Secretária Executiva)

Tel/Fax: (11) 6146.0314

E-mail: bleventos@uol.com.br

Da Assessoria de Imprensa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP)

C.C.