USP: Começam as obras viárias do Campus 2 de São Carlos

Obras serão inciadas nesta quinta-feira, dia 25

qua, 24/09/2003 - 21h16 | Do Portal do Governo

As obras do sistema viário do Campus 2 da USP em São Carlos serão iniciadas nesta quinta-feira (25), com a execução de serviços de terraplanagem, pavimentação asfáltica, galerias de águas pluvias, guias e sarjetas na área do novo campus.

Ao todo serão 4 quilômetros de ruas e avenidas que deverão ser concluídos em 120 dias. A assinatura do contrato, no valor de R$ 1.700,567,00, e da ordem de serviço da empresa Engenharia e Comércio Bandeirantes, escolhida em licitação para realizar a obra, aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), às 11 horas, no gabinete da Vice-Reitoria da USP.

O vice-reitor Hélio Nogueira da Cruz, que representou a Universidade na assinatura do contrato, disse que o sistema viário é a primeira grande obra do campus 2 de São Carlos, que estará localizado numa área de 79 hectares, doada por duas empresas da cidade. A Engenharia e Comércio Bandeirantes, sediada em São Carlos e que participou de uma concorrência com 11 empresas, foi representada pelo seu diretor-presidente, engenheiro João Leopoldino Neto. Também estiveram presentes o prefeito do campus de São Carlos, Dagoberto Dario Mori, e os chefes da Coordenadoria de Administração Geral (Codage), Adilson Carvalho, e da Coordenadoria do Espaço Físico (Coesf) da USP, Antonio Marcos de Aguirra Massola.

De acordo com Nogueira da Cruz, as obras só puderam ser iniciadas após a obtenção de licença ambiental junto ao Ibama, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a prefeitura de São Carlos, pois o novo campus está numa área de preservação ecológica, onde existem duas nascentes. ‘Os recursos para a obra já estavam alocados pelo governo estadual’, relatou o vice-reitor, “mas foram necessários dez meses para os órgãos ambientais autorizarem seu início.’

Segundo o prefeito do Campus de São Carlos, o Campus 2 abrigará os cursos de Engenharia Aeronáutica, da Computação e Ambiental. Dagoberto Mori informou que entre os vestibulares de 2001 e 2004, o número de vagas oferecidas pela USP em São Carlos aumentou de 465 para 800. ‘Na próxima semana será conhecido o resultado da licitação feita para escolher as empresas que construirão os prédios dos cursos de Engenharia Aeronáútica e Engenharia da Computação’, apontou. O prefeito do Campus informou também que os dois edifícios deverão estar prontos no início de 2005, recebendo os alunos que já começaram os cursos no Campus 1, localizado na área central de São Carlos.

Mais informações: (016) 273-9100, na Prefeitura do Campus de São Carlos.

Da Agência USP

C.A.