USP: Cinusp prossegue mostra sobre documentários brasileiros

Mostra trata do questionamento dos padrões em documentários

qui, 18/03/2004 - 20h43 | Do Portal do Governo

O Cinema da USP (Cinusp) prossegue, nesta segunda-feira, dia 22, a mostra Novos Rumos do Documentário Brasileiro, que vai até sexta-feira, dia 26. A mostra, que tem entrada franca, trata do questionamento dos padrões em documentários.

Um passaporte húngaro (Brasil, França, Bélgica e Hungria. 2001. 72 min. cor). Direção de Sandra Kogut. O fio condutor do filme é o processo administrativo de se pedir uma nacionalidade húngara. São levantadas questões sobre o que é uma nacionalidade, para que serve um passaporte e questões de identidade, herança e desejo de ser.

Segunda, terça e quarta-feira, às 16 horas; e quinta e sexta-feira, às 19 horas.


Diário de Bordo (São Paulo / 9 dias em Novembro) (Brasil. 2003. 49 min. cor). Direção de Paola Prestes e Matias Lancetti. Documentário poético sobre São Paulo, inteiramente gravado de dentro de um carro. A câmera subjetiva registra o cotidiano da cidade através do pára-brisa, que assume o papel de tela principal, e dos espelhos retrovisores, telas complementares.

Segunda e terça-feira, às 19 horas; e quinta e sexta-feira, às 16 horas.


’33’ (Brasil. 2004. 74 min. P&B). Direção de Kiko Goiffman. O filme trata da busca de Kiko Goifman por sua mãe biológica. Goiffman é filho adotivo e, no ano em que completou 33 anos, decidiu procurar a mãe. A partir de pistas dadas por detetives de São Paulo e Belo Horizonte, o cineasta parte nessa jornada, documentando todo seu trajeto em um diário on-line.
Nesta ocasião, haverá um debate com o diretor do filme e com Henri Gervaiseau, professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Quarta-feira, às 19 horas.


O Cinusp ‘Paulo Emílio’ fica na R. do Anfiteatro, 181, Favo 4 das Colméias, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-3540 / 3152 ou e-mail cinusp@edu.usp.br