USP: China e Universidade iniciam contatos para intercâmbio

Comitiva tratou de temas relacionados à TV digital, geração de energia e à tecnologia aeroespacial

qui, 17/07/2003 - 9h12 | Do Portal do Governo

O vice-ministro de Ciência, Tecnologia e Indústria de Defesa Nacional da China, Chen Qiufa, iniciou os primeiros contatos entre sete instituições de ensino de seu país, ligadas a 500 empresas chinesas, e a Universidade de São Paulo (USP) para formação de grupos de estudos e intercâmbio em Ciência e Tecnologia.

Em visita à USP na manhã desta quarta-feira, dia 16, a comitiva do governo chinês tratou de temas relacionados à TV digital, à nanotecnologia, à geração de energia e à tecnologia aeroespacial. Compuseram o grupo oito pessoas, entre membros do governo e representantes de empresas chinesas no Brasil. A reunião durou uma hora.

O presidente executivo da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento em Intercâmbio Econômico e Comércio Exterior, Paul Liu, que auxiliou na recepção à comitiva, disse que o vice-ministro demonstrou interesse em retomar a instalação de uma usina termoelétrica, movida a gás natural, no campus da Capital. ‘Teria capacidade de 30 megawatts e abasteceria inclusive o Hospital Universitário aqui do campus.’

Representando a Universidade no encontro, o pró-reitor de Pesquisa, Luiz Nunes de Oliveira, afirmou que a USP está disposta a prosseguir com o projeto da termoelétrica, realizando pesquisas conjuntas. ‘Há dois anos e meio, o governo chinês demonstrou interesse em nos doar a usina, em meio à crise energética. Era uma maneira de eles divulgarem a tecnologia de seu país. Agora, vamos designar grupos para estudarem a possibilidade da idéia.’

Após o encontro, o vice-ministro disse que ‘há boas perspectivas na parceira com a USP e que o mercado brasileiro é muito promissor.’ E acrescentou: ‘vejo muitos pontos positivos na área de pesquisa e desenvolvimento entre os dois países, sobretudo nos temas abordados’.

Da Agência USP

M.J.