USP: Centro Universitário Maria Antônia recorda Olivier Messiaen e Arrigo Barnabé

Evento desta quarta, dia 12, faz parte de projeto que promove concertos mensalmente, com entrada gratuita

qua, 12/03/2003 - 10h43 | Do Portal do Governo

O Centro Universitário Maria Antônia da USP apresenta nesta quarta-feira, dia 12, às 20h30, Quarteto para o fim dos tempos, de Olivier Messiaen, e Quarteto em três movimentos, de Arrigo Barnabé, com o grupo QuartaD. O evento faz parte do Projeto Música que promove concertos mensalmente, com entrada gratuita.

O espetáculo lembra os dez anos de morte do compositor francês com uma peça que traz os principais aspectos da música de Messiaen: a harmonia não-convencional e o ritmo e concepção de tempo estáticos. Conhecido pela originalidade de suas idéias musicais, Messiaen realizou grande parte de sua obra com base na mística religiosa.
Já o paranaense Arrigo é eclético. Mescla a vanguarda da música erudita contemporânea com música pop e rock pesado.

Vanguardista

Desde quando estudava composição na USP, tornou-se um dos líderes da vanguarda paulista. Participou do Festival Universitário da TV Cultura nos anos 70 com Diversões eletrônicas. Em 1980, gravou o primeiro LP independente, Clara crocodilo, com o qual viajou pelo Brasil acompanhado da banda Sabor de veneno.

Seu segundo disco, Tubarões voadores, foi aclamado pela crítica. Gravou ainda o CD Ed Mort, e compôs para cinema e teatro. Ganhou prêmios de melhor trilha sonora pelos filmes Vera e Cidade Oculta. Neste atuou como personagem principal.

O grupo QuartaD foi formado para apresentações de obras do compositor brasileiro. O violinista, Luiz Amato, é bacharel pela USP e doutor pela Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara. Luís Afonso ‘Montanha’ é graduado em clarineta pela Unesp e professor da USP. Raïff Dantas Barreto se especializou em violoncelo na Itália e em Portugal. Hoje é professor na Universidade Livre de Música Tom Jobim, em São Paulo. Paulo Braga, que toca piano, é professor no Departamento de Música Popular da Unicamp, além de pesquisador sobre o piano no Jazz e na MPB.

SERVIÇO
O Centro Universitário Maria Antônia fica na Rua Maria Antônia, 294 – Consolação – São Paulo.
Da Agência Imprensa Oficial
(Fonte: mariantonia.locaweb.com.br)

(AM)