USP: Centro Maria Antônia oferece curso sobre escritores consagrados

Inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 2 de junho

qui, 29/05/2003 - 11h06 | Do Portal do Governo

O Centro Universitário Maria Antônia da USP está com inscrições abertas, até o dia 2 de junho, para curso sobre escritores consagrados, entre eles o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. Além do brasileiro, estão no programa escritores consagrados como Homero, Camões e Horácio. Serão quatro aulas, do dia 3 à 24 de junho, das 20h às 22h.

Intitulados Em torno de Drummond, os encontros sobre poesia ministrados pelo professor Francisco Achcar, doutor em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo, serão centrados no exame de textos de diversos poetas, antigos e modernos.

As palestras abordarão tópicos envolvendo a obra do poeta, tais como temas clássicos da tradição, e novas formas típicas do experimentalismo do século 20.

Confissões de um itabirano

Nascido em 1902, em Itabira (Minas Gerais), Drummond é apontado como o maior poeta brasileiro do século 20. Notabilizou-se pela construção de belos versos escritos em linguagem simples e suas obras foram publicadas nos mais diferentes idiomas.

Além de escritor, trabalhou como jornalista em diversos periódicos. Em 1928, publicou o poema No meio do caminho na Revista de Antropofagia (veículo influente dos modernistas), que suscitou polêmica nos meios literários. Consagrado como poeta, lançou na década de 40 os livros Sentimento do mundo e A rosa do povo.

Ao completar 80 anos, foi homenageado com exposições comemorativas na Biblioteca Nacional e na Casa de Rui Barbosa. Apesar de problemas de saúde, escreveu 21 poemas para a edição do centenário de Manuel Bandeira, em 1986. No dia 5 de agosto de 1987 morreu sua filha. Ele morreria doze dias depois.

Programação do curso

  • Dia 3 – Algumas canções do exílio (ou algumas noções de pátria) – lugares-comuns e incomuns em poemas de Gonçalves Dias, Sousandrade, Drummond e Décio Pignatari.
  • Dia 10 – A renúncia ao amor – o tema em Catulo, Horácio, Drummond e o cancioneiro popular. Serão estudados os elementos e as codificações da composição literária.
  • Dia 17 – Poesia experimental nos anos 50 e 60 – o Grupo Noigandres (constituído pelos poetas concretos Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos), Drummond e Murilo Mendes. Poetas do concretismo dedicando-se à crítica e à criação literária.
  • Dia 24 – O efêmero, o perene e a linguagem da poesia – Homero, Píndaro, Horácio, Camões, Drummond, Haroldo e Augusto de Campos. Em pauta, dois dos mais antigos temas poéticos.

    SERVIÇO
    O Centro Universitário Maria Antônia situa-se na Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo.
    O valor do curso é R$ 120,00. Professores e alunos têm desconto de 20%. As inscrições devem ser feitas, de segunda a sexta das 10 às 12 horas ou das 13 às 17 horas.

    Da Agência Imprensa Oficial

    (AM)