USP: Centro Maria Antônia completa 10 anos como novo pólo cultural de São Paulo

Exposições, espetáculos teatrais, seminários, palestras, cursos e oficinas de arte fazem parte da programação

qua, 05/11/2003 - 10h45 | Do Portal do Governo

O Centro Universitário Maria Antônia, pólo cultural da Universidade de São Paulo (USP), no centro da cidade, está comemorando dez anos. Com atividades que abrangem artes visuais, teatro, cinema, música, literatura e ciências humanas, o Mariantônia, como é mais conhecido, propicia acesso regular não somente aos 150 mil estudantes da região, mas também à população em geral, promovendo exposições, espetáculos teatrais, seminários, palestras, cursos de difusão cultural e oficinas de arte.

O diretor do centro, Lourenzo Mammi, diz que o objetivo do pólo é promover a articulação da universidade com a sociedade, ‘mostrando o que é produzido na USP e, ao mesmo tempo, buscar o que está sendo produzido fora dela’.

Maior editora

Além das cinco áreas destinadas às exposições, o Mariantônia abriga entidades culturais da instituição, como o TUSP (Teatro da USP), que oferece programação regular de espetáculos variados, de terça-feira a Domingo. Ali são desenvolvidos projetos e eventos dirigidos ao exercício e à reflexão do teatro, workshops, oficinas e debates.

O CoralUSP, aberto à comunidade, reúne um contigente de aproximadamente 800 integrantes distribuídos em grupos. Oferece aos participantes intensa prática coral e iniciação nas áreas de técnica vocal e estruturação musical. O Cinusp (cinema da USP) tem cursos relacionados à área de cinema.

A Edusp é a maior editora universitária do País. Sua livraria, situada no Mariantônia, comercializa além de suas próprias publicações também de outras editoras, especialmente as universitárias. A Comissão de Direitos Humanos da USP e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência também funcionam no centro universitário.

Levando arte à periferia

O Centro Universitário Maria Antônia é um dos 26 diferentes pólos de atendimento do Projeto Arquimedes, iniciativa do governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura, que tem desenvolvido atividades culturais gratuitas para a população jovem da periferia.

No Mariantônia, os interessados participam de oficinas de artes plásticas, capoeira, quadrinhos, percussão e teatro, nos fins de semana. ‘É um trabalho interessante, que além de proporcionar aos estudantes da periferia a arte, que na maioria das vezes a ela não têm acesso, conseguimos trazê-los ao centro da cidade. Muitos nunca têm essa oportunidade em razão do custo e da distância.’

Outro projeto leva museus móveis para as escolas da rede pública. O monitor do Mariantônia se desloca até a escola com uma maleta que, ao ser aberta, se transforma em um museu com réplicas de obras de arte.

Com toda essa diversidade de projetos e serviços, o Centro Universitário teve sua qualidade de atuação reconhecida recentemente pela Associação Paulista do Críticos de Arte, com o prêmio de Melhor Instituição Cultural de 2002. ‘Propomos uma forma diferente de arte em uma linha menos batida. Trazemos artistas experientes e profissionais, que não aparecem constantemente na mídia.’

SERVIÇO

Centro Universitário Maria Antônia da USP
Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – SP
Telefone: (11) 3255-7182

Andréa Barros
Da Agência Imprensa Oficial