USP: Centro de Saúde Geraldo de Paula Souza ganha novo setor

Obra teve início em julho de 2002

qua, 30/07/2003 - 20h27 | Do Portal do Governo

O Centro de Saúde Geraldo de Paula Souza, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP reinaugura, no dia 6 de agosto, às 11 horas, prédio que abrigará os serviços de Dermatologia Sanitária, Saúde do Adulto, Odontologia Sanitária e o Laboratório de Saúde Pública. O novo edifício, reformado e expandido, terá também sala de fisioterapia, vacinação e farmácia.

A obra teve início em julho de 2002, mas em momento nenhum o órgão interrompeu suas atividades. Em funcionamento desde 1992, é o primeiro da América Latina e do País a notabilizar-se por esse conjunto de atividades.

O Centro de Saúde funciona em casa construída em 1908, a qual pertencera ao escritor Oswald de Andrade e sua esposa, a artista plástica Tarsila do Amaral. Desde sua venda ao Estado de São Paulo, a casa sempre funcionou como unidade de saúde inicialmente como Policlínica para Hanseniano e em 1984, passou a abrigar o Centro de Saúde.

Com enfoque multiprofissional, o Centro é campo de estágio e treinamento de profissionais de saúde envolvendo as carreiras de medicina, enfermagem, fonoaudiologia e nutrição. Desde a sua criação tem sido um campo de pesquisa aplicada na área de saúde pública, principalmente em Dermatologia Sanitária, Tisiologia, Hanseníase, Saúde Materna, Saúde da Criança, Saúde Ocular, Odontologia Sanitária, Saúde Mental e Vacinação. Ao longo do tempo, ele expandiu suas atividades para as áreas de hebiatria, nutrição, fonoaudiologia, saúde da mulher no climatério, homeopatia, acupuntura e o Programa de Atenção à Violência Sexual (Pavas).

Centro de Referência
Com a reforma, pretende-se tornar a área de Dermatologia Sanitária um ‘centro de referência’. O protocolo de intenções já foi assinado com a OMS e acredita-se que agora, com as novas atividades implementadas, as negociações poderão ser reatadas para que esse objetivo possa ser alcançado. Outro objetivo desta reforma é desenvolver o ensino da geriatria em saúde pública, para isso, iniciaram-se tratativas com o Departamento de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP e a Secretaria Municipal de Saúde, para ser implantado estágio de residência médica no Centro. Estágios em acupuntura, já realizados, serão ampliados e os estágios em homeopatia estão em acertos finais para seu início.

Em 2002, a equipe do Centro realizou 56.082 atendimentos dentre os quais 32.874 (58,6%) por profissionais de nível superior e 23.208 (41,4%) por profissionais de nível médio. Recebeu, aproximadamente, 100 estagiários de medicina, dez de fonoaudiologia, quatro aprimorandos de psicologia para o serviço de Saúde Mental e um, de nutrição. Foi também campo de estágio para técnicos de enfermagem do HU, do Hospital Sírio-Libanês, entre outros, além de receber 12 alunos de pós-graduação em Saúde Pública para que coletassem dados para suas dissertações e teses.

Da Redação, Agência USP