USP: Centrinho de Bauru participa da campanha contra o fumo

Cerca de cinco milhões de pessoas morrem por ano no mundo em decorrência de complicações atribuídas ao tabagismo

sex, 30/05/2003 - 10h34 | Do Portal do Governo

Pelo terceiro ano consecutivo, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, mais conhecido como Centrinho/USP, integra a campanha do Dia Mundial Sem Tabaco.

A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem o objetivo de sensibilizar adultos, adolescentes e até crianças sobre os males causados pelo fumo e seus derivados.

Oficialmente, é comemorada em 31 de maio, mas no Centrinho/USP o Dia Sem Tabaco será antecipado para esta sexta-feira, dia 30, a fim de garantir a participação de pacientes e acompanhantes. Em 2003, a campanha coordenada no Brasil pelo Instituto Nacional de Câncer tem como lema Se o mocinho fuma, queima o filme.

Segundo estimativas da OMS, cerca de cinco milhões de pessoas morrem por ano no mundo em decorrência de complicações atribuídas ao tabagismo – 200 mil, só no Brasil. No Centrinho, a campanha é organizada pela ouvidoria e Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) do hospital e pela Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais (Funcraf).

Programação

Às 10 horas, o pneumologista Sebastião Antonio Benetti vai proferir palestra no anfiteatro do centro odontológico do hospital.
No mesmo horário, um grupo de pacientes e acompanhantes apresentará peça teatral no setor de recreação.

Ao meio-dia, será exibido um filme de caráter educativo sobre o assunto no quiosque São Francisco.

Durante toda a manhã, crianças pacientes do Centrinho estarão pintando telas e montando varais sobre o problema.

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, o Centrinho/USP, fica no município de Bauru

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Comunicação
do Centrinho/USP

(AM)