USP: CD-ROM traz textos nacionais e internacionais sobre Direitos Humanos

O material será entregue pela Comissão de Direitos Humanos da USP

seg, 27/09/2004 - 21h01 | Do Portal do Governo

A Comissão de Direitos Humanos da USP realizará a entrega do CD-ROM Direitos humanos – Textos nacionais e internacionais para escolas da rede pública municipal de São Paulo em um evento que será realizado nesta quinta-feira, dia 30, no Salão Nobre da Faculdade de Direito (FD) da USP, às 21 horas. No material, endereçado às crianças, estão documentos que serviram de base para a elaboração de políticas públicas, diretrizes e leis relacionadas aos direitos humanos em diversas nações.

‘No CD Rom estão contidos todos os tratados e pactos sobre desenvolvimento humano, cartas e declarações universais relativas aos direitos do apátrida, do refugiado, da terra e do índio, entre muitos outros’, informa a professora Maria Luiza Marcílio, presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP. O CD também traz documentos como a Doutrina Monroe, a Magna Carta de 1215, a Lei Áurea e a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.

O material já estava disponível na Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP, no site www.direitoshumanos.usp.br. Entretanto, mesmo com os textos acessíveis via Internet, era preciso disponibilizá-los às escolas em CD, afirma Maria Luiza. Ela lembra que não são todas as escolas que estão conectadas à Internet, sem contar a carência de máquinas suficientes para que todos os alunos possam utilizar a biblioteca ao mesmo tempo.

No auditório do Salão Nobre estarão presentes os professores que receberão os CDs. São os responsáveis pelas salas de leitura de cada uma das 470 escolas públicas da cidade. ‘Queremos fazer com que os educadores sintam o peso da responsabilidade de transmitir esse conhecimento aos alunos’, afirma Maria Luiza. ‘O impacto do CD nas crianças dependerá de como eles lhes estimulam a reflexão.’

Além da professora Maria Luiza Marcílio, o evento contará com a participação da secretária municipal da Educação, Maria Aparecida Perez, do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Enrique Ricardo Lewandowski, também membro da Comissão de Direitos Humanos, e do professor Fábio Bezerra de Brito, da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP.

Prêmio de Direitos Humanos

A quinta-feira também marca o encerramento das inscrições para o 5º Prêmio USP de Direitos Humanos, que irá consagrar a instituição e a pessoa física que tenham contribuído significativamente para a difusão, disseminação e divulgação dos direitos humanos no Brasil.

Entre as personalidades e instituições que já receberam o Prêmio USP de Direitos Humanos estão Zilda Arns (2000), Serviço Pastoral dos Migrantes (2001), Margarida Genevois (2002) e o Grupo Tortura Nunca Mais (2003).

O prêmio – troféu e diploma – é dividido em duas modalidades: individual e institucional. O regulamento do prêmio e mais informações podem ser obtidos na página eletrônica da Comissão de Direitos Humanos da USP.

Nathália Leite, especial para o Jornal da USP