USP: CD-ROM traz 42 anos de história do Centro de Computação e Eletrônica

CD traz depoimentos de sete pessoas que acompanharam de perto a evolução do Centro

seg, 05/07/2004 - 20h33 | Do Portal do Governo

O Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP, que completou 42 anos no primeiro semestre de 2004, ainda não possuía uma compilação documentada de sua história. Para suprir essa falta, a unidade promoveu em abril último o lançamento do CD-ROM Memória do CCE, que narra de forma inusitada os acontecimentos desde 1962, ano de fundação do CCE.

O CD traz depoimentos de sete pessoas que acompanharam de perto a evolução do Centro, que é o responsável pela coordenadoria executiva de informática e comunicação de dados da USP, e que presta de serviços de informática para a Comunidade Universitária

Produzido por Eduardo Bonilha de Toledo Leite, atual coordenador adjunto do CCE, a idéia de reunir esse material partiu do professor Edson dos Santos Moreira, atual coordenador inspirado por uma iniciativa semelhante do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP de São Carlos. Segundo Bonilha, foram necessários dois anos de trabalho para concretizar esse projeto. ‘Documentar tudo isso e contatar as pessoas foi uma tarefa complicada’ conta.

O CD está organizado em quatro partes diferentes: um breve histórico, uma galeria de fotos, depoimentos (em vídeo e escritos) e o diagrama de localização do CCE no campus. ‘No futuro, a idéia é ampliar o conteúdo do CD e inserir novas entrevistas’ continua Bonilha. Esse material, por exemplo, impulsionou a criação de uma galeria de fotos, com retratos dos ex – coordenadores do CCE.

Quem viveu a história

O formato é inovador, pois apresenta o CCE por meio das pessoas que viveram a história. Os sete depoimentos são do professor Geraldo Lino de Campos, Diretor Executivo do CCE de 1976 a 1988; do professor Imre Simon, estagiário do CCE em 1965 e que trabalhou no primeiro computador da USP (o IBM 1620); do professor Tomasz Kowaltowski, que participou da fundação do Centro de Cálculo Numérico (antecessor do CCE); do professor Antonio Marcos de Aguirra Massola, coordenador do CCE de 1991 a 1994; da professora Marília Junqueira Caldas, coordenadora de 1994 a 2000; do professor Oswaldo Fadigas Fontes Torres, presidente da Comissão Supervisora do CCE de 1972 a 1988 e do Dr. Heraldo Luiz Marin, que começou como estagiário e coordenou o CCE de 1988 a 1990.

Foram produzidas 500 cópias, que serão distribuídas em bibliotecas e para os interessados em se informar um pouco mais sobre o CCE. ‘O importante é proporcionar esse conhecimento para as futuras gerações ‘ diz Ligia Maria Custódio Corrêa Sonnewend, especialista em eventos do CCE e que também participou da realização do CD.

Mais informações: (11) 3091-6431/ 6328

Yara Camargo – Agência USP