USP: Campus em Ribeirão Preto inaugura ônibus movido a biodisel

Em breve deverá ser inaugurado o primeiro posto de abastecimento de biodisel do país

seg, 16/02/2004 - 19h04 | Do Portal do Governo

O campus da USP em Ribeirão Preto ganhou, recentemente, um ônibus circular movido à biocombustível. O veículo, que é o primeiro ônibus universitário movido a biodisel no país, conta com adaptação para o transporte de deficientes físicos e deverá servir à comunidade da USP em Ribeirão.

Adquirido com recursos da Coordenadoria de Administração Geral da USP (Codage), o ônibus será abastecido pelo Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas (Ladetel), dentro do próprio campus. Em breve deverá ser inaugurado o primeiro posto de abastecimento de biodisel do país, que ficará encarregado de abastecer a frota de veículos de testes do Projeto BiodiselBrasil.

A grande vantagem deste combustível é a diminuição da emissão de poluentes na atmosfera, principalmente de CO2, o principal causador do efeito estufa. A prefeitura do campus pretende investir para que toda a frota de veículos do campus em Ribeirão seja movida a biodisel.

O Projeto BiodiselBrasil é responsável pelo abastecimento da frota de caminhões de Ribeirão Preto, de alguns trens da malha ferroviária do sul do país, de uma frota de tratores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal e dos automóveis Xsara Picasso e Peugeot 206, graças a uma parceria com a PSA Peugeot Citroen.

Da Agência USP

M.J.