USP: Campus de São Carlos celebra 50 anos com eventos culturais

Confira a programação, que começa nesta terça, dia 1º, com a abertura da mostra 'É tudo Verdade'

ter, 01/04/2003 - 10h15 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da EESC


Desta terça, dia 1º, até a próxima sexta, dia 4, a Escola de Engenharia da USP, campus de São Carlos, promoverá alguns eventos em comemoração ao seu cinqüentenário de fundação. Às 19 horas será aberta a mostra É tudo Verdade, no térreo do edifício principal (E1).

A exposição reúne fotos, documentos, baners e cartazes explicativos para ilustrar a história da escola e acontecimentos pitorescos. O trabalho também oferece resultados de experimentos dos alunos de engenharia. Parte dessa produção científica refere-se a atividades de pesquisa e de prestação de serviços à comunidade.

Amanhã, dia 2, com início às 21 horas no Salão de Eventos do Campus, haverá show com o cantor e compositor Toquinho. O evento é gratuito e deverá reunir cerca de 2,5 mil pessoas. Os convites estão esgotados.

Dia 3, às 17 horas, no térreo do E1, o músico profissional Fred Cavalcante e o professor Francisco Antonio Rocco Lahr, diretor da Escola de Engenharia de São Carlos, apresentarão Um piano ao cair da tarde. E na sexta-feira, dia 4, último dia das festividades, será a vez da Orquestra Sinfônica da USP exibir-se no Salão de Eventos, às 20 horas.

Primeiro curso

Dia 18 de abril de 1953, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) iniciava a primeira aula magna proferida pelo então governador de São Paulo, professor Lucas Nogueira Garcez. A solenidade ocorreu no Cine Avenida e reuniu ingressantes dos cursos de Engenharia Civil e Mecânica.

No início de 1970, foi aprovada a criação dos cursos de Engenharia Elétrica e de Produção Mecânica. Em 1971, os departamentos de Matemática e de Ciências de Computação uniram-se para formar o Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (ICMC). Em 1985, instalou-se o curso de Arquitetura e Urbanismo e, em 1994, originaram-se duas novas unidades: o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e o Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

Sem infra-estrutura adequada, a escola funcionou provisoriamente no prédio da Casa D´Itália, no centro de São Carlos, que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP.

O primeiro prédio (E1) do campus foi construído em 1954, na área em que anteriormente funcionava o Posto Zootécnico da cidade. O edifício é sede da Diretoria da Escola de Engenharia e do setor administrativo.

SERVIÇO
Escola de Engenharia da USP de São Carlos
Av. Trabalhador São Carlense, 400 – centro

(AM)