USP: Campus 2 de São Carlos aproxima alunos de engenharia

Local deve concentrar cerca de 500 alunos no começo do ano letivo

qui, 03/02/2005 - 9h34 | Do Portal do Governo

do Portal da USP
Por André Benevides

O campus 2 da USP São Carlos, que deve receber cerca de 500 alunos no começo do ano letivo, trará uma maior integração aos alunos das engenharias da computação, ambiental e aeronáutica. A avaliação é do prefeito do campus de São Carlos, Dagoberto Dario Mori. ‘No campus 1 os prédios das salas de aula são blocos isolados, e os alunos mantém contato quase que apenas com seus colegas de curso’, afirma.

Segundo Mori, ‘a idéia deste conjunto é reunir todas as salas de aulas e laboratórios do curso básico em um único local. Por conta disso, este novo projeto propicia uma interação muito maior, o que é melhor para os alunos e para a comunidade USP’. Além disso, o projeto, que foi repetido na construção da USP Leste, é modular, ou seja, pode ser expandido ou espelhado, de acordo com a demanda.

Dos quatro blocos do projeto original, foram construídos nesta primeira fase dois deles, com dois andares cada. ‘Estes prédios permitem uma ampliação muito grande. Pode-se fazer ainda mais dois andares em cada, conforme a necessidade no campus’, explica ele.

Já o vice-prefeito, Carlos Reynaldo Toledo Pimenta, adianta que em janeiro foram iniciadas as obras do terceiro bloco, que servirá provisoriamente de restaurante. O prédio definitivo do refeitório, que servirá cerca de duas mil refeições por período, deve ter sua construção iniciada em abril, com previsão de entrega para dezembro. Quando estiver pronto, o terceiro bloco terá suas salas liberadas para aulas.

Segundo Pimenta, com a inauguração, no último dia 15, do prédio que abrigará os alunos do curso de Engenharia de Computação, já é possível assegurar que a maior parte das obras desta primeira fase estará em condições para recepcionar os novos alunos. Ele diz que até o dia 20 de fevereiro os prédios da engenharia ambiental e da aeronáutica já cumprirão os requisitos para serem abertos aos estudantes, que iniciam as aulas no dia 28.

Já estão prontos e em funcionamento o Centro de Apoio Técnico (CAT) e a Base de Segurança Comunitária. A infra-estrutura básica, como o complexo viário, os sistemas de água, esgoto, eletricidade, iluminação pública e telefonia, está nas últimas etapas de instalação. Está prevista ainda a construção de quatro pontes, das quais uma deve estar pronta em março. A biblioteca no novo campus deve ser entregue em fevereiro de 2006.

Mais informações podem ser obtidas no site www.usp.br/agen
V.C.