USP: Campanha conscientizará alunos sobre necessidade de aprenderem outros idiomas

Ações de incentivo aos estudantes começarão em 2005

qua, 08/12/2004 - 9h47 | Do Portal do Governo

Universidade de São Paulo dispõe de programas que possibilitam ao estudante uspiano cursar algumas disciplinas em universidades estrangeiras

Do Portal da USP


Por Valéria Dias

Em um mundo globalizado, dominar línguas estrangeiras torna-se uma tarefa essencial, seja para aqueles que estão na universidade ou no mercado de trabalho. É pensando nessa questão que a Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da USP planejou uma série de iniciativas. A principal delas é a campanha ‘Aprenda duas línguas estrangeiras durante sua graduação’, que tem o objetivo de conscientizar os alunos da USP sobre a necessidade de eles dominarem outros idiomas, além do português.

‘Em universidades do exterior, os estudantes devem saber, além do inglês, pelo menos uma língua estrangeira’, conta a professora Magda Carneiro Sampaio, presidente da CCInt. Ela informa que, recentemente esteve na Universidade de Colônia, na Alemanha, e um dos professores de lá contou que há um crescimento do número de universitários alemães interessados em aprender o português. ‘Esses estudantes estão pensando no mercado de trabalho, pois existem muitas empresas alemãs no Brasil e para esses alunos é necessário aprender o idioma, para que tenham um diferencial que amplie as oportunidades de emprego.’

Atualmente, a Universidade de São Paulo dispõe de programas que possibilitam ao estudante uspiano cursar algumas disciplinas em universidades estrangeiras. A reciprocidade é uma das características desses programas, pois permite que alunos das instituições conveniadas também venham para a USP cursar parte da graduação. O aumento do número de alunos estrangeiros, bem como o de instituições conveniadas são outras metas da Comissão.

Divulgação da campanha

O Departamento de Relações Públicas, Marketing e Publicidade da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP ficará responsável pela elaboração da estratégia de divulgação da campanha de incentivo ao aprendizado de línguas estrangeiras. ‘Nossa idéia é começar já no início do próximo ano. A primeira ação será concentrada no período que marca a chegada do aluno à USP: a Semana de Recepção dos Calouros’, explica Lupércio Tomaz, diretor do Departamento.

Segundo Tomaz, o Manual do Calouro – publicação distribuída anualmente no ato da matrícula aos alunos ingressantes – terá uma página reservada para um anúncio da campanha. Outra ação a ser desenvolvida, conta o diretor, será a veiculação de anúncios no Jornal da USP, inserções na Rádio USP e a utilização dos outdoors dos campi.

‘Vamos convidar o professor Heliodoro Teixeira Bastos, o Dorinho, para colaborar com a campanha e elaborar as peças publicitárias’, diz o diretor. Dorinho é docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e, de acordo com Tomaz, já colaborou em outras campanhas realizadas pelo Departamento de Marketing da CCS.

A idéia é que as peças publicitárias possam ser usadas ao longo do ano, para intensificar a divulgação da campanha junto aos alunos. Além disso, a estrutura de mídias da Coordenadoria de Comunicação Social também contribuirão para divulgar o projeto da CCint por meio de matérias que abordarão o tema.

V.C.