USP: Caminhos do café retrata o desenvolvimento e o presente de Paranapiacaba

Caminhos do café é uma obra híbrida, trazendo tanto textos históricos quanto pessoais

ter, 15/07/2003 - 20h32 | Do Portal do Governo

Para resgatar um pouco da história da Vila de Paranapiacaba e da importância do café para a formação de São Paulo, a coleção São Paulo de Perfil promove, no dia 20, o lançamento de sua 25ª edição, com o título Caminhos do café. A obra tem a organização da professora Cremilda Medina, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

A Vila de Paranapiacaba, em Santo André, é chamada hoje de ‘o museu esquecido’. No lugar, fábricas e casas abandonadas compõem o visual juntamente com a estação de trem, importante no passado por ser um dos pontos intermediários da estrada de ferro Santos-Jundiaí, responsável no passado pelo escoamento do café produzido no interior do estado. Hoje, a Vila vive baseada no turismo, já que conta com um grande número de artistas que fazem de Paranapiacaba seu local de moradia e trabalho.

Caminhos do café é uma obra híbrida, trazendo tanto textos históricos quanto pessoais. O livro também faz um panorama de como está a Vila hoje, dos confrontos típicos de uma região que tenta marcar sua presença como pólo turístico. No texto ‘Dramas históricos e urbanos’, Caminhos do café faz uma reflexão sobre os problemas atuais da Vila.

O lançamento do livro acontecerá no dia 20, às 14 horas, no Clube União Lyra Serrano, em Paranapiacaba. O evento acontece em meio ao Festival de Inverno, que é realizado anualmente na Vila. Juntamente com o lançamento de Caminhos do café, será exibido um documentário produzido pela TV USP sobre Paranapiacaba, que envolve moradores e professores da USP, como Aziz Ab’Sáber, Eduardo Navarro e Issao Minami.

Da redação, Agência USP