USP: Biblioteca Virtual oferece obras completas na rede

Disponível também a versão completa do Telecurso 2000

qui, 20/02/2003 - 17h08 | Do Portal do Governo

Estudantes e professores podem encontar gratuitamente e em versão integral, na Internet, uma série de obras literárias de alguns dos mais importantes autores da literatura mundial. Tudo isso e uma série de outras informações podem ser facilmente acessadas no site da Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro (Bibvirt), que vem crescendo a cada ano. ‘Disponibilizar uma grande quantidade de informação atualizada e facilmente acessível é o objetivo da Biblioteca Virtual’, resume Carlos Seabra coordenador da Bibvirt.

A Bibvirt conta hoje com mais de 200 obras da literatura brasileira e portuguesa, como textos dos autores Machado de Assis, Eça de Queiroz e José de Alencar. Ler uma dessas obras na Bibvirt é muito simples, como explica a editora do site Simone Freitas: ‘a pessoa entra na página, seleciona o texto e pode ler diretamente na tela ou fazer o download para imprimir ou mesmo ler sem estar conectado. Muitas obras também podem ser acessadas em um Palm’.

Esse número só não é maior pela dificuldade em se conseguir traduções de alguns títulos que estejam em domínio público. ‘As obras utilizadas têm livre circulação por já estarem em domínio público ou terem sido liberadas pelos autores e podem ser utilizadas, por exemplo, por escolas para complementar o aprendizado’, completa a editora.

A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro nasceu, em 1997 de uma parceria entre a AT&T Foundation e a Escola do Futuro da USP e além dos livros, conta ainda com resenhas enviadas por colaboradores e com uma hemeroteca que disponibiliza artigos de revistas e publicações com assuntos não encontrados nos livros. ‘Com isso é possível para o internauta encontrar uma variedade muito maior de temas’, explica Simone.

A quantidade de informação vai ainda mais longe, com vídeos, áudios e mais de 1.500 imagens facilmente acessadas para serem usadas.

Por meio de um computador com conexão simples de internet é possível, de casa ou da escola, assistir a um vídeo sobre Juscelino Kubitschek ou ouvir uma entrevista com Milton Santos.

Para as crianças há uma sessão especial com histórias faladas e músicas. Dentro da sessão de sons, a Bibvirt conta ainda com o ‘Tome Ciência’ com o áudio de entrevistas feitas pelo IBICT/MCT em parceria com a SBPC e veiculados pela rádios USP nos anos 80. Também está disponível a versão completa do Telecurso 2000, todas as aulas dos livros do programa são encontradas no site.

A Biblioteca Virtual busca apoio para aumentar ainda mais o seu conteúdo e pode ser acessada no endereço target=’blank’>www.bibvirt.futuro.usp.br. O site oferece todos programas usados para o acesso.

Mais informações: (11) 3091-4254

Pedro Biava – Agência USP

-C.M.-