USP: Banco de dados pretende catalogar todos os livros didáticos utilizados no Brasil

Registros incluem obras datadas de 1.810

seg, 31/01/2005 - 10h04 | Do Portal do Governo

Do Portal da USP
Por Flávia Souza

Um grupo multidisciplinar está organizando, na Faculdade de Educação (FE) da USP, uma base de dados de livros didáticos utilizados no Brasil. Os registros incluirão obras que datam de 1.810 aos dias atuais. O Projeto Livres (livros escolares), como é conhecido, pretende catalogar informações a respeito dos livros didáticos utilizados em todas as disciplinas, da pré-escola ao ensino médio.

Segundo a professora Circe Bittencourt, historiadora que coordena o grupo de trabalho, a construção da base de dados auxiliará os pesquisadores de livros didáticos. O arquivo terá informações básicas, como título, autor e ano de lançamento, além de dados a respeito de sua localização (em qualquer biblioteca do país), estado (se contém anotações do estudante, por exemplo) e órgão autorizador de circulação. A intenção é disponibilizar o banco na internet ainda no início de 2005.

Circe explica que a equipe, além de pesquisadores da USP, conta com especialistas da PUC e da Unicamp, num total de 40 pessoas. ‘Outra preocupação é estabelecer contato com pesquisadores de outros estados. Quanto mais pessoas atentas à localização de livros, melhores os resultados’, acrescenta. Uma das principais características do projeto é a junção de diversas áreas do conhecimento. ‘Temos especialistas em cada uma das disciplinas, além de estudantes de Biblioteconomia e documentação’, afirma a professora.

O banco de dados também terá imagens das capas dos livros e das ilustrações internas. O projeto inclui, ainda, uma proposta de digitalizar obras raras. Segundo a coordenadora, a idéia é contribuir para a conservação dos livros.

Educação e memória

O grupo também conduz a organização da Biblioteca do Livro Didático, na FE. Intitulado Educação e memória: organização de acervo de livros didáticos, o projeto teve início em 1993. Atualmente, a biblioteca possui dez mil títulos. ‘A meta é atingir 25 mil obras’, informa Circe. O acervo também traz documentos como programações curriculares e catálogos de livros.

Mais informações podem ser obtidas no site www.usp.br/agen
V.C.