USP: Atlética da Medicina inaugura nova pista de atletismo

Será neste sábado, dia 6

seg, 01/08/2005 - 15h04 | Do Portal do Governo

A Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC), ligada à Faculdade de Medicina da USP, inaugura sua nova pista de atletismo, neste sábado, dia 6, às 10 horas. Patrocinada pelo grupo Pão de Açúcar, pela FMUSP e pelo Prof. Dr. Miguel Srougi, titular da disciplina de Urologia, com apoio da Fundação Faculdade de Medicina (FFM), a nova pista de atletismo tem piso de carvão e possui seis raias – a mais longa medindo 392 metros. A inauguração terá a presença do diretor da Faculdade de Medicina da USP, Giovanni Guido Cerri, do diretor-geral da FFM, Flavio Fava de Moraes, e do superintendente do Hospital das Clínicas, José Manoel de Camargo Texeira, além dos patrocinadores.

Órgão desportivo que representa os acadêmicos da FMUSP, a Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz foi fundada em 1928 e reconhecida de utilidade pública em 1960. Possui uma área de 35 mil metros quadrados de mata nativa, localizada junto ao Hospital das Clínicas (rua Artur de Azevedo, número 1). O clube é um dos poucos espaços arborizados da região destinado ao lazer e à prática de esportes. É freqüentado por alunos, professores, médicos e moradores do bairro. Qualquer pessoa pode tornar-se sócia, pagando apenas a anuidade.

A pista de atletismo é utilizada para caminhada, cooper e treinamento de corridas. O clube tem dois ginásios poli-esportivos, quadra poli-esportiva descoberta, piscina semi-olímpica aquecida, quadra de tênis, sala com tatame oficial para judô e aikidô, um campo oficial gramado de futebol, além de uma academia de musculação. Entre as opções de cursos, há natação, yôga e, mais recentemente, aulas de patinação artística, aos domingos. Para as crianças, o clube dispõe de um playground e escolinhas poli-esportivas, com aulas de futebol, basquete, natação e ginástica olímpica. Para quem gosta de fazer trilha, há uma pista de 800 metros, atravessando o bosque.

A Faculdade de Medicina da USP tem se destacado em todas as competições que participa. A Atlética mantém em atividades 15 modalidades esportivas que disputam as principais competições universitárias do Estado, como a Intermed e a InterUSP.

A AAAOC também é palco de eventos sociais, como festas, bailes e happy hours. Seu espaço é cedido, ainda, para projetos sociais ligados ao Hospital das Clínicas, como o Projeto Obesos (Incor), que introduz crianças obesas à prática de exercícios físicos, como uma forma de evitar a obesidade mórbida na fase adulta. O site da AAAOC é o www.aaaoc.com.br. Informações sobre novas matrículas e renovação pelo telefone: 3082-8775.