USP: Associação de Universidades de Língua Portuguesa realiza XIV Encontro

Encontro busca estimular desenvolvimento de países de língua portuguesa

sex, 23/07/2004 - 11h41 | Do Portal do Governo

A Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP) realizará seu XIV Encontro entre os dias 22 e 25 de julho, na Escola Politécnica da USP. A AULP reúne universidades de nove países que têm o português como uma de suas línguas oficiais: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Países que falam português formam o terceiro grupo mais numeroso em termos populacionais – cerca de 220 milhões de pessoas – e em número de países, sendo superado apenas pelos grupos formados pelos países que falam inglês e espanhol.

Cerca de 90 universidades, públicas e privadas, participarão do evento. O tema geral do encontro é ‘A Universidade como fator de desenvolvimento e combate à pobreza’. Serão discutidos assuntos ligados às ciências da saúde e a agrárias, formação de professores para o ensino médio e fundamental, além do ensino da língua portuguesa.

A discussão dessas questões tem como meta a efetivação de uma maior cooperação entre as universidades participantes como forma dessas instituições contribuírem de maneira mais intensa na melhoria das condições de vida dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Esses assuntos serão discutidos em grupos de trabalho, palestras e reuniões paralelas.

Cooperação
Os principais objetivos do encontro são: a promoção de uma maior cooperação acadêmica entre as universidades da AULP a partir do estabelecimento de procedimentos comuns para a criação de convênios; a implementação de uma universidade virtual de língua portuguesa; o estímulo à maior circulação de livros em língua portuguesa entre os países da CPLP, por meio de acordos entre editoras e da redução de tarifas de comércio internacional.

A inclusão de disciplinas de literaturas em língua portuguesa no ensino médio será uma das pautas do encontro. A idéia, segundo o professor Benjamin Abdala Júnior, coordenador científico do evento e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, é que a literatura em língua portuguesa seja mais acessível em todos os países que utilizam esse idioma. ‘Já existem no Brasil projetos cuja intenção é resgatar a literatura africana e ensiná-la nas escolas brasileiras de nível médio. O mesmo poderia acontecer com as produções literárias existentes nos outros países’.

Sobre a criação de uma universidade virtual em Língua Portuguesa, um anteprojeto foi aprovado no último encontro da AULP, em 2003, em Macau. Segundo o professor Carlos Alberto Caio Dantas, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, trata-se de um projeto complexo, pois reúne inúmeras universidades, cada uma delas com uma infra-estrutura específica, e que envolve custos e investimentos.

Uma das palestras sobre o tema, que será ministrada pelo professor Edson dos Santos Moreira, do Centro de Computação Eletrônica da USP, abordará a infra-estrutura necessária para a implantação do projeto. ‘O Encontro abrirá caminhos para a criação da Universidade Virtual’, afirma Dantas.

O evento também abordará temas como ‘Indicadores de Qualidade de Saúde nos Países Membros da CPLP’; ‘Implantação do programa de cooperação Brasil-Angola na luta contra AIDS e controle de endemias’; ‘Perspectivas de integração das áreas agropecuária e florestal na CPLP’ e ‘Atuação da Pastoral da Criança no Brasil e África’.

A abertura do encontro acontece na quinta-feira (22), às 20 horas, no Palácio dos Bandeirantes, e será presidida por Cláudio Salvador Lembo, vice-governador do Estado e terá a participação do presidente da AULP, João Sebastião Teta, e do reitor da USP, Adolpho José Melfi. O encerramento será no domingo (25) e contará com a presença do ministro da Educação, Tarso Genro.

O XIV Encontro da Associação de Universidades de Língua Portuguesa será transmitido via internet pelo Instituto Embratel 21. As mídias da Coordenadoria de Comunicação Social da USP realizarão a cobertura do evento. As reportagens estarão disponíveis no Portal da USP, na Agência USP de Notícias e no Jornal da USP.

Valéria Dias – Agência USP