USP aprova criação de 19 novos cursos de graduação

Serão oferecidos 1.370 vagas, distribuídas nos campi Leste, Cidade Universitária, Ribeirão Preto e São Carlos

qua, 19/05/2004 - 14h17 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) terá mais 19 cursos de graduação, dos quais dez serão ministrados no campus da USP Leste, na Zona Leste da Capital, e já farão parte do vestibular de 2005. Os outros nove cursos serão destinados aos campi da Cidade Universitária, no bairro do Butantã, Zona Oeste da Capital; Ribeirão Preto, e São Carlos, no Interior. Eles também poderão constar no processo seletivo Fuvest do próximo ano, dependendo de novas alocações de recursos. A criação dos cursos foi aprovada nesta terça-feira, dia 18, pelo Conselho Universitário da USP. A medida vai gerar mais 1.370 vagas à Universidade.

O novo campus da USP Leste tem início de aulas previsto para fevereiro de 2005 e deverá receber os cursos de Gestão Ambiental, com 120 vagas; Sistemas de Informação, 180 vagas; Gestão de Políticas Públicas, 120 vagas; Marketing, 120 vagas; Licenciatura em Ciências da Natureza, 120 vagas; Lazer e Turismo, 120 vagas; Tecnologia Têxtil e da Indumentária, 60 vagas; Ciências da Atividade Física, 60 vagas; Gerontologia, 60 vagas; e Obstetrícia, 60 vagas. Ao todo, serão oferecidas 1.020 vagas, nos períodos matutino, vespertino e noturno.

No campus da Cidade Universitária será criado o curso de Design, ministrado em conjunto com a Escola de Comunicações e Artes (ECA), Escola Politécnica (EP) e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), com 40 vagas.

Em Ribeirão Preto serão criados os bacharelados em Administração, com 60 vagas; Economia Empresarial e Controladoria, 70 vagas; e Licenciatura em Enfermagem, 50 vagas. Além disso, o curso de Química foi reestruturado e recebeu mais 60 vagas com a criação de quatro habilitações na carreira de Química: Bacharelado em Química; Química Forense; Química Ambiental; e Química Tecnológica, Biotecnologia e Agroindústria. Ao todo, o campus Ribeirão Preto terá um acréscimo de 240 vagas.

Os cursos que serão criados no campus de São Carlos são os bacharelados em Física Computacional, com 30 vagas; e Ciências Físicas e Biomoleculares, com 40 vagas, totalizando 70 novas vagas.

Durante a reunião, o Conselho Universitário da USP também aprovou a criação de outros dois cursos para o campus da Zona Leste: Bacharelado em Tecnologia Musical e Bacharelado em Mídias Digitais. Esses dois cursos, porém, deverão passar por algumas reformulações conceituais e deverão ser implementados a partir de 2006.

Cíntia Cury