USP: Agentes indígenas visitam Odonto de Ribeirão Preto

Visita é desdobramento do convênio que a FORP está assinando para o chamado Projeto Xingu

sáb, 06/03/2004 - 18h43 | Do Portal do Governo

Entre os dias 8 e 12 de março, agentes de saúde indígenas das Nações do Xingu, Amazônia, visitarão a Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto (FORP), numa nova parceira de suas ações de saúde. Os agentes terão contato com os graduandos e conhecerão atividades desenvolvidas no Câmpus de Ribeirão Preto. A visita é desdobramento do convênio que a FORP está assinando para o chamado Projeto Xingu.

O trabalho no Xingu é uma seqüência do contato iniciado pelos irmãos Villas-Boas há mais de 50 anos. O professor Wilson Mestriner Junior, da FORP, que coordena a etapa de contatos para início das atividades no Xingu, conta que a aproximação com o homem branco, ou caraíbas, como eles nos chamam, levou para as aldeias hábitos culturais e nossas doenças bucais.

A idéia do projeto é, além de realizar os tratamentos possíveis, capacitar os próprios índios para a prevenção e até mesmo para os trabalhos de próteses. A participação no projeto será optativa e deverá seguir para o Xingu, nos próximos dias, o primeiro grupo de trabalho, com seis alunos e dois professores. As incursões na região amazônica aproveitarão feriados prolongados e períodos de férias para não interferir nas demais atividades. Mestriner ressalta que, muito além de um projeto técnico, será um trabalho de cultura, ética, comportamento e humanização do ato profissional. Disciplinas de sociologia e antropologia serão aprendidas ‘in loco’.

O campus da USP de Ribeirão Preto fica na avenida Bandeirantes, 3.900, Monte Alegre, Ribeirão Preto, São Paulo.