USP: Adolescentes de escolas públicas participam da Olimpíada do Projeto Esporte Talento

Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo e o Instituto Ayrton Senna/Audi promovem o evento

qua, 21/05/2003 - 11h33 | Do Portal do Governo

O Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (Cepeusp) e o Instituto Ayrton Senna/Audi, com o apoio de empresas privadas, vão promover a quinta edição das Olimpíadas do Projeto Esporte Talento (Olipet) nos dias 24 e 25.

O evento, que terá a participação de 80 jovens de 13 a 16 anos, estudantes de escolas públicas da região do Butantã, previamente cadastradas no projeto, tem o objetivo de difundir a educação e a cultura por meio do esporte.

Haverá uma integração com outros 80 adolescentes da mesma faixa etária, integrantes de programas educacionais desenvolvidos pela Fundação Gol de Letra e Projeto Esporte Solidário (Run & Fun). As competições serão organizadas por grupos, de acordo com as idades.

No grupo I, haverá circuito de jogos coletivos (gol a gol com a mão, futebol de 5 x 5, corridas), estações de habilidades/desafios (revezamento em corrida, salto em distância, “briga de galo”). Já nos grupos II e III, as crianças vão participar de festivais esportivos com jogos de campo, tais como futebol society, vôlei de areia, além de desafios e jogos de quadra como futsal, handebol, basquete e outros.

Estimular o conhecimento

Segundo o professor Maykell Carvalho, coordenador de esporte do Pet, o objetivo é fazer com que o aluno ganhe conhecimentos, criando situações em que consiga desafiar a si próprio, para estabelecer e vencer limites.

A Olipet desenvolve princípios de esporte educacional, um dos pilares do Projeto Esporte Talento. Para os educadores e estudantes universitários de Educação Física, Psicologia, Pedagogia e Artes (da USP e de universidades particulares) estagiários do Pet, a competição faz parte de toda modalidade esportiva e deve ser vista como um processo de motivação. Dessa forma, a criança passará a gostar do esporte e aprenderá com ele.

Em sua dissertação de mestrado, a professora do Pet, Paula Korsakas, procura compreender a relação entre esporte e a educação no âmbito da iniciação esportiva. Ela aponta, atualmente, a existência de poucas propostas ou indicações “que contribuem para que o esporte infantil seja praticado dentro de uma perspectiva educativa diferencial”.

Projeto Esporte Talento

O Projeto Esporte Talento foi criado há oito anos com o objetivo de desenvolver metodologias educacionais diferenciadas, aliadas ao esporte. Os parceiros cadastraram 400 jovens de 8 a 16 anos, provenientes de 20 escolas públicas estaduais e municipais da região do Butantã.

O coordenador do Pet, Marcos Vinícius Moura e Silva, explica que de segunda a sexta-feira, nos horários em que não estão na escola, essas crianças têm à disposição uma série de entretenimentos (durante três horas diárias), entre as quais palestras, atividades artísticas, corporais, leituras, dinâmica de grupo, exibição de filmes e discussões sobre suas temáticas.

Uma vez por semestre é programado um encontro com os pais, para a integração dos familiares. Também organizam festas junina e de final de ano, quando se encerram as atividades do período letivo. No segundo semestre o projeto será ampliado, passando a atender a 600 crianças.

Viviane Santos
Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Cepeusp

(AM)