USP: 7ª Semana de Arte e Cultura revela e estimula novos talentos

A idéia é revelar e estimular novos talentos

qua, 25/09/2002 - 20h02 | Do Portal do Governo

Até o dia 29 de setembro, os campi da USP sediam a 7ª Semana de Arte e Cultura. Serão aproximadamente 100 atividades gratuitas e simultâneas, espalhadas por quase todas as unidades, sendo 11 no interior do Estado. Promovida pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária, a Semana tem o objetivo de valorizar a produção artística da comunidade USP, bem como revelar e estimular novos talentos.

As atrações passam por todas as artes: teatro, cinema, apresentações musicais, palestras, oficinas, atividades interativas e exposições. Segundo o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, professor Adilson Avansi de Abreu, a programação cultural não foi produzida especificamente para o evento. ‘Tudo aconteceria normalmente sem a existência da Semana. Queremos provocar uma efervescência e revigorar o debate sobre o papel da Universidade no campo cultural.’

O que chama a atenção nesta edição é o número de ações culturais simultâneas, que muitas vezes passam despercebidas pelas pessoas, tanto de dentro como de fora da USP. ‘A expressão artística está nas unidades, próxima de onde as pessoas trabalham e estudam’, diz Avansi.

Muitos dos trabalhos que serão expostos foram realizados por funcionários, professores e alunos, não necessariamente da área de artes. ‘Há interdisciplinaridade na Semana. A expressão artística saiu das unidades de cultura acadêmica e se expandiu pela USP.’

Alunos do ‘Universidade Aberta à Terceira Idade’ também participarão, mostrando ao público os resultados do programa Lazer com Arte, curso promovido pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Mais informações no site, www.usp.br