Usina utiliza bagaço de cana-de-açúcar para produzir energia elétrica

Localizada na cidade de Paraguaçu Paulista, a Usina Cocal produzirá 25 mil kwh de energia. Inauguração contou com a presença do governador Geraldo Alc

sáb, 01/12/2001 - 15h55 | Do Portal do Governo


Localizada na cidade de Paraguaçu Paulista, a Usina Cocal produzirá 25 mil kwh de energia. Inauguração contou com a presença do governador Geraldo Alckmin

A rede integrada de distribuição de energia elétrica passará a contar com mais 25 mil kwh de energia, a partir da segunda semana de dezembro. A quantidade é suficiente para abastecer uma cidade com 100 mil habitantes. O fornecimento desta energia será feito pela Usina Cocal, localizada no município de Paraguaçu Paulista.

Neste sábado, dia 1º de dezembro, o governador Geraldo Alckmin participou da inauguração desta Usina, que tem como novidade o aproveitamento do bagaço de cana-de-açúcar como fonte de produção. Muitas usinas paulistas de açúcar e álcool já produzem este tipo de energia para consumo próprio, mas a empresa Cocal será a primeira a disponibilizar o excedente da produção energética para a rede integrada.

O secretário estadual de Energia, Mauro Arce, explicou que a energia produzida pela Cocal poderá ser vendida para a Comercializadora Brasileira de Energia Emergencial (CBEE), empresa criada pelo Governo Federal para garantir a compra de energia neste período de crise. “O Governo de São Paulo sempre vai apoiar iniciativas como essa”, apontou.

O Estado de São Paulo possui o maior canavial do mundo, ou seja, um grande potencial para aumentar este tipo de produção. Segundo Alckmin, a queima do bagaço de cana é uma importante alternativa para suprir a demanda de energia elétrica em todo o país, que tem 90% da energia proveniente de usinas hidroelétricas. “O caminho é não ficarmos tão dependentes das hidroelétricas, pois a capacidade hídrica no país está se esgotando”, disse, acrescentando que o potencial das termoelétricas também não é infindável.

De acordo com o secretário Mauro Arce, as usinas do setor sucroalcooleiro do Estado têm capacidade para gerar até 4 milhões de kwh, por meio do bagaço. Isso corresponde a aproximadamente um terço da geração feita pelas hidroelétricas do Estado. “Estamos trabalhando para incentivar outras usinas a utilizarem o bagaço da cana na produção de energia e distribuírem o excedente à rede integrada.”

O processo de Co-Geração de Energia na Usina Cocal será um dos mais modernos do país e possibilitará o fornecimento de energia durante todo o ano e não apenas durante o período da safra. A tecnologia utilizada é toda nacional e o equipamento está projetado para também usar combustíveis complementares, como óleo e gás natural.

Segundo o presidente da Cocal, Carlos Arruda Garms, a empresa investiu 25 milhões de reais no sistema e, a partir do próximo ano, vai empregar mais 1.000 pessoas para o processo da co-geração. Atualmente a Cocal tem 2.000 mil empregados e nesta safra vai moer cerca de 1,4 milhão de tonelada de cana, gerando 65 milhões de litros de álcool e 95 mil toneladas de açúcar.

A cana-de-açúcar é o primeiro item do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola paulista, responsável por cerca de 61% da produção nacional de álcool.

Termoelétrica de Piratininga

A inauguração da Usina Termoelétrica de Piratininga deverá ser realizada em janeiro de 2002. A informação foi dada pelo governador Geraldo Alckmin, após participar da inauguração da Usina Cocal, no município de Paraguaçu Paulista.

Alckmin ressaltou que a nova Termoelétrica estará localizada no bairro de Interlagos, na Capital, e irá oferecer 200 mil kwh de energia à rede de distribuição, por meio da queima de óleo e também gás natural.

Gislene Lima / Rogério Vaquero