US$ 120 milhões do BID vão possibilitar recuperação de 1.500 Km de rodovias

Governo do Estado vai investir o mesmo montante com recursos próprios

dom, 23/06/2002 - 21h14 | Do Portal do Governo

O Programa de Recuperação de Rodovias do Estado, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), prevê a recuperação de cerca de 1.500 quilômetros de rodovias sob administração do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O objetivo do projeto, iniciado em 1999, é contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado, além de proporcionar a redução do custo de transporte na malha viária paulista.

‘Além de recuperar e ampliar a malha viária do Estado, sem a instalação de pedágios, o projeto vai possibilitar a construção de 20 novos terminais rodoviários e a recuperação de outros 20 existentes’, informou o governador Geraldo Alckmin.

De acordo com o secretário dos Transportes, Michael Zeitlin, o programa é muito mais abrangente do que um simples recapeamento. “Vamos restaurar 1.500 quilômetros das mais movimentadas rodovias, depois dos 3.500 quilômetros que estão nas mãos das concessionárias’. Com isso, afirmou ele, São Paulo terá cinco mil quilômetros de rodovias em perfeitas condições.

O projeto de recuperação da malha viária estadual será feito em duas etapas. Na primeira, a previsão de investimentos em obras é de R$ 397 milhões e, na segunda, os projetos executivos estão previstos em R$ 7 milhões. O valor do empréstimo do BID, para as duas fases, é de US$ 120 milhões e a contrapartida do Governo de igual valor, o que equivale a um total de aproximadamente R$ 625 milhões.

Segundo o governador, 700 dos 1.500 quilômetros já estão com as propostas em julgamento e as obras devem ser iniciadas até o mês de julho. Entre as rodovias a serem “restauradas” está a Piaçaguera-Guarujá, passando por Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, até Ubatuba, na divisa com o Rio de Janeiro. “O trecho que vai de São Sebastião até Caraguatatuba será duplicado para melhorar o tráfego e dinamizar o Porto de São Sebastião”, explica ele.

A Tamoios, no trecho de Serra, receberá 3ª faixa. Também serão restauradas a SP-304, no trecho que vai de Piracicaba até a Rodovia Anhanguera; a SP-333, de Assis a Marília; a SP-294, de Marília até Iacri, a estrada que liga Presidente Prudente a Martinópolis e a que liga Louveira à Bragança, passando por Itatiba, entre outras.

Segurança e preservação ambiental

A grande preocupação do Programa de Recuperação de Rodovias é com a segurança dos usuários. Por isso, o BID exige que se dê tratamento diferenciado nos itens de segurança de tráfego (sinalização horizontal e vertical, obras de arte especiais, muros de proteção entre outros), Meio Ambiente (passivo ambiental: tratamento de taludes, encaminhamento das águas, impactos na região, cercas para evitar invasões etc.).

Ainda está previsto, construir ou restaurar acostamentos e obras de arte especiais (pontes, viadutos e passarelas); adaptar rotatórias; implantar terceiras faixas em trechos de aclives, ciclovias e calçadas, onde a via cruzar área urbana. Outro benefício que o Programa irá conceder é a intervenção nos terminais de ônibus com a finalidade de facilitar a circulação de todos os usuários, incluindo os portadores de deficiência física.

As características dos trabalhos que serão desenvolvidos não requerem estudo de impacto ambiental e social nem se sujeitam ao processo para obtenção de licença ambiental. Todavia, para cumprir a política do BID, o DER elaborou um Relatório de Avaliação Ambiental do Programa – RAAP e chegou à conclusão de que o Programa melhorará as condições existentes nas áreas de influência dos projetos sócio ambientais.

Além disso, o critério de escolha das rodovias que compõem os lotes é estritamente técnico, onde se levam em consideração diversos fatores, tais como: volume do tráfego, classificação do tráfego, estado de conservação da rodovia de um modo geral (pavimento, drenagem, acostamento e talude) e grau de segurança do tráfego.

Rodovias que serão atendidas na 1ª Fase do Programa

1º Pacote da 1ª Fase

SP TRECHO / MUNICIPIOS DIRETAMENTE BENEFICIADOS

99 Alto da Serra / Caraguatatuba / Caraguatatuba

55 Ubatuba / Caraguatatuba Ubatuba / Caraguatatuba

55 Caraguatatuba / São Sebastião / Ilha Bela /
Caraguatatuba / São Sebastião

55 São Sebastião / Boissucanga São Sebastião / Ilha Bela

55 Boissucanga / Boracéia São Sebastião / Ilha Bela

55 Boracéia / Bertioga

55 Bertioga / Monte Cabrão / Bertioga

36 Rodovia D. Pedro / Piracaia

63 Louveira / Bragança Paulista Louveira / Itatiba /
Bragança Paulista

147 Socorro / Itapira Socorro / Lindóia / Itapira

304 Rod. Anhanguera / Piracicaba Nova Odessa / Americana / Santa Barbara do Oeste / Piracicaba

255 Boa Esperança do Sul / Jaú Boa Esperança do Sul / Bocaina / Jaú

255 Jaú / São Manuel Jaú / Barra Bonita / Igaraçu do Tietê / São Manuel

331 Rod. Washington Luiz / Ibitinga Nova Europa / Ibitinga / Tabatinga

253 SP-255 / Pradópolis / Rio Mogi-Guaçu / Pradópolis

294 Marília / Borá Marília / Oriente / Pompéia / Quintana

294 Borá / Iacri Herculândia / Tupã / Iacri

333 Marília / Echaporã Marília / Echaporã

333 Echaporã / Assis Echaporã / Assis

425 Martinópolis / Presidente Prudente / Martinópolis / Indiana / Presidente Prudente

270 Pres. Prudente / Trevo Movepa Pres. Prudente

2º Pacote da 1ª Fase

SP TRECHO / MUNICIPIOS DIRETAMENTE BENEFICIADOS

107 Sto. Antonio da Posse / Artur Nogueira / Sto. Antonio da Posse / Holambra / Artur Nogueira

133 SP-330 / Cosmópolis

332 Instituto Agronômico / Rod. Dom Pedro – Campinas

442/266 Assis / Cândido Mota / Assis / Cândido Mota

425 José Bonifácio / Rio Tietê / José Bonifácio / Barbosa

294 Iacri / Adamantina Iacri / Parapuã / Oswaldo Cruz / Inúbia Pta. / Lucélia / Adamantina

425 Guaíra / Barretos / Guaíra / Barretos

425 Barretos / Distrito de Ibitu / Barretos

332 SP-354 / Jundiaí / Várzea Paulista / Jundiaí

332 Jundiaí / Louveira / Vinhedo / Jundiaí / Louveira / Vinhedo

332 Vinhedo / Valinhos / Campinas / Vinhedo / Valinhos / Campinas

122/065 Valinhos / Rod. D. Pedro I / Valinhos

300 Tietê / Laranjal Pta. / Pereiras / Tietê / Jumirim / Laranjal Pta. / Pereiras

300 D.M. Pereiras / Divisa DR-02/DR-13 Pereiras / Conchas

300 Divisa DR-02/DR-13 / Botucatu

255 Araraquara / Boa Esperança do Sul / Araraquara / Boa Esperança do Sul / Trabiju

55 SP-291/055 / Divisa Mongaguá

125 Ubatuba – SP-055 / Alto da Serra / Ubatuba

270 Pirajú (entronc. SP-287) / Ipaussu / Pirajú / Ipaussu / Bernardino de Campos

270 D.M. Ipaussu / Contorno de Ourinhos / Ipaussu / Chavantes / Canitar / Ourinhos

278 Entronc. SP-270 / Divisa com Paraná / Ourinhos

31 São Bernardo / Ribeirão Pires / Suzano / S. Bernardo / Ribeirão Pires / Suzano / Rio Grande da Serra

88 Mogi das Cruzes / Biritiba Mirim / Salesópolis / Mogi das Cruzes / Biritiba Mirim / Salesópolis

88 Salesópolis / Rod. Tamoios / SP-099 Salesópolis

98 Mogi das Cruzes / SP-102 / Bertioga / SP-055 Mogi das Cruzes / Bertioga

274 Itapevi / Mailasqui / Itapevi

332 Divisa São Paulo / Franco da Rocha / SP-354 Franco da Rocha / Francisco Morato / Caieiras