Urbanização: Jardins nas estações da linha leste da CPTM

nd

ter, 02/10/2001 - 16h10 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aproveitou o início da primavera, para iniciar um trabalho de jardinagem nas nove estações existentes entre Brás e Calmon Viana, na linha F. Uma das mais importantes do sistema, a Estação Brás, foi a precursora do projeto, com a criação de um jardim em uma de suas entradas.

Serão plantadas aproximadamente 870 mudas de várias espécies, entre elas, pinheirinho, pingo de ouro e primavera. As mudas foram conseguidas através de doações de instituições como o Jardim Botânico, o Horto Florestal e o Instituto Florestal.

De acordo com Edson Cândido, Gerente de Segurança e Estações das linhas E/F, a CPTM vai deixar as estações mais bonitas e agradáveis para os usuários, acabando com a pichação nos muros, e diminuindo a evasão de renda.

É que, ao longo dos muros das estações estão sendo plantadas mudas da trepadeira primavera que, além de terem o caule repleto de espinhos, quando adultas atingem até quatro metros de altura.

A CPTM pretende estender os trabalhos de jardinagem também para as estações da linha E (Brás/Guainazes/Estudantes). Para isso, já está pleiteando novas mudas.