Urbanismo: Revista do Seade discute as transformações urbanas nas metrópoles

nd

ter, 30/10/2001 - 11h13 | Do Portal do Governo

A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento, está lançando o nº 1 do volume 15 da sua Revista São Paulo em Perspectiva. O tema desta edição é ‘Metrópole: transformações urbanas’.

São 15 artigos que tratam da problemática urbana em São Paulo, Santos, Curitiba e Rio de Janeiro, e mais um artigo enfocando os vínculos estruturais entre o rural e o urbano.

Os autores são técnicos do Seade, professores da USP, PUC-SP, outras universidades e o ex-secretário dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo, Cláudio de Senna Frederico, que fala sobre o planejamento tradicional de transporte e o moderno plano integrado de transportes urbanos.

Outros assuntos abordados são os impactos da reestruturação produtiva na Região Metropolitana de São Paulo, a segregação socioespacial vinculada ao padrão de crescimento demográfico; os cruciais problemas decorrentes do transporte, trânsito e da infra-estrutura viária, considerados sob o ponto de vista da política pública e dos diferentes tipos de locomoção; as necessidades habitacionais e sugestões para a vida comunitária na periferia; o saneamento e controle público do subsolo; e a questão da saúde na metrópole paulista.

A Revista está disponível para consulta gratuita no Seade ( Av. Cásper Líbero, 478 ), ou pode ser adquirida também em todas as livrarias. O telefone para atendimento ao usuário é (11) 3313-5777 e o e-mail é geadi@seade.gov.br.