Urbanismo: Projeto pioneiro sobre calçadas será apresentado em seminário na Capital

O programa utiliza a mão-de-obra de 50 egressos do sistema prisional na construção de calçadas

sex, 14/02/2003 - 21h25 | Do Portal do Governo

Onze milhões de viagens a pé são realizadas diariamente na Região Metropolitana de São Paulo. Grande parte dessas viagens é feita em passeios públicos com condições precárias, o que acaba causando um número significativo de acidentes.

Mais de 19% dos acidentados de trânsito que buscam o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP são vítimas das calçadas, ou seja, sem a participação de automóveis.

Esse foi um dos motivos que deu origem ao Projeto Calçadas Metropolitanas, uma iniciativa inédita que surgiu da parceira entre as Secretarias Estaduais dos Transportes Metropolitanos e da Administração Penitenciária e a Prefeitura de Carapicuíba. A intenção das duas Secretarias é estender o projeto às outras cidades da Região Metropolitana de São Paulo.

O projeto será apresentado pelo chefe de Gabinete da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Joaquim Lopes, na próxima segunda-feira, dia 17, às 16 horas, durante o Seminário Pedestres e Ciclistas que é promovido pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP).

Além de buscar melhores condições de circulação de pedestres, a implantação do Calçadas Metropolitanas tem como objetivo preparar egressos do sistema prisional para o exercício da cidadania através do trabalho. O custo total da obra (que está em andamento e deve estar concluída em maio) é de cerca de R$ 1,7 milhão, recursos provenientes do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento – Fumefi e destinados à Prefeitura de Carapicuíba.

Para executarem as obras, os ex-presos realizaram treinamentos teórico e prático, que tiveram duração de cerca de um mês. A freqüência completa ao trabalho é condição necessária para que recebam bolsa-auxílio de R$ 200,00/mês, refeição, vale transporte, cesta básica, uniforme e ferramentas.

Ao todo, o projeto prevê a utilização da mão-de-obra do egresso durante quatro meses e acompanhamento por dez meses. O certificado, as ferramentas e a experiência os deixam capacitados para conseguir colocação no mercado e a possibilidade de reinserção social.

Local: Hotel Hilton – Av. Ipiranga, 165, Vila Buarque, São Paulo
Dia: 17/02/03
Horário: 16 horas

C.A