Universidade: Trindade é empossado presidente do Cruesp

nd

sex, 12/04/2002 - 15h54 | Do Portal do Governo

Na última quarta-feira, dia 10, em reunião realizada no Palácio dos Campos Elíseos, sede da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, o reitor da Unesp, José Carlos Souza Trindade, tomou posse como presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp). Ele irá cumprir mandato de um ano, em substituição ao reitor da Unicamp, Hermano Tavares (o cargo é ocupado em rodízio pelos reitores das três universidades).

A cerimônia fez parte de reunião do Cruesp, e contou com a presença do secretário Ruy Martins Altenfelder Silva, do secretário-adjunto, Oswaldo Massanbani, e dos reitores da USP, Adolpho José Melfi, e da Unicamp, Hermano Tavares.

Desafio: para além das questões salariais

Antes de passar o cargo, o reitor Hermano Tavares, da Unicamp, destacou as ações para manter a isonomia salarial e fazer as negociações da época do dissídio, que ocorre em maio. Para o reitor José Carlos Souza Trindade, caberá ao CRUESP, na gestão que ora se inicia, desafios ainda maiores. ‘Além de discutir os problemas salariais, vamos ampliar a agenda criando espaço para a discussão de uma política estadual de ensino superior’.

Segundo afirma, a expansão do ensino superior público em São Paulo iniciou-se em 2001 com grande participação dos poderes executivo e legislativo. ‘Precisamos saber administrar problemas que não são simétricos entre as três universidades, e que devem ser motivo de crescimento e não de crise’, ponderou Trindade.

Autonomia Universitária

O secretário Ruy Altenfelder, cumprimentando o reitor Trindade pela posse, disse ter como verdadeiro dogma a autonomia universitária, lembrando que o decreto de 1987 que criou o CRUESP explicita, em seu artigo 3.º, que ‘são
objetivos do CRUESP, resguardada a autonomia universitária e respeitadas as características específicas de cada Universidade, fortalecer a interação entre as Universidades, propor possíveis formas de ação conjunta, conjugar esforços com vistas ao desenvolvimento das universidades, assessorar o Governador em assuntos de ensino superior, analisar e propor soluções para as questões relacionadas com o ensino e pesquisa nas Universidades
Estaduais’.

O novo presidente do CRUESP

José Carlos Souza Trindade, natural de Alegrete, RS, é médico urologista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1961, tendo percorrido a carreira universitária na UNESP, Faculdade de Medicina
em Botucatu , até o cargo de professor titular.

Possui mais de 50 publicações em revistas científicas nacionais ou internacionais, capítulos de livros e anais de congressos, além de 5 prêmios da Academia Nacional de
Medicina e um prêmio internacional da Confederação Americana de Urologia.

Trindade foi eleito reitor da UNESP em lista tríplice para a qual votou toda a comunidade unespiana – professores, funcionários e alunos – nos 16 câmpus localizados na capital e no interior, sendo então designado pelo governador Geraldo Alckmin para o cargo.

Tomou posse em 12 de janeiro de 2001, ano do 25º aniversário da UNESP, e vem pautando sua gestão pela descentralização administrativa da universidade e pela expansão de vagas e novos câmpus, tendo implantado o primeiro curso de graduação oferecido por uma universidade pública no Litoral Paulista (São Vicente), em março passado.