Universidade de São Paulo entrega Prêmio de Direitos Humanos

Cerimônia de premiação contou com a presença do secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Edsom Vismona

sex, 07/12/2001 - 9h43 | Do Portal do Governo

Foi entregue na noite desta quinta-feira, dia 6, na reitoria da Universidade de São Paulo, o ‘II Prêmio USP de Direitos Humanos’. A cerimônia foi presidida pelo reitor da USP, Adolpho José Melfi, e contou com a presença do secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Edsom Vismona, representando o governador Geraldo Alckmin.

Criada em 1999, a premiação busca identificar e distinguir pessoas e instituições que tenham contribuído para a difusão, disseminação e divulgação dos Direitos Humanos no Brasil. O prêmio é organizado pela Comissão de Direitos Humanos da USP, que também é responsável pelo desenvolvimento de outros projetos nesta área.

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi o vencedor na categoria institucional. A entidade, coordenada pelo Padre Luiz Bassegio, promove a defesa dos migrantes. A psicóloga Ana Rita de Paula foi a primeira colocada na categoria individual. Ela dedica sua vida a um trabalho de conscientização sobre os direitos dos portadores de deficiência. O ex-reitor da USP, Jacques Marcovitch, também foi homenageado por sua atuação em favor da defesa dos Direitos Humanos.