‘Universidade Cidadã representa esperança para quem precisa’, diz Maria Lúcia Alckmin

nd

ter, 11/09/2001 - 13h33 | Do Portal do Governo

Além da assinatura do termo de adesão ao projeto Universidade Cidadã nesta terça-feira, dia 11, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussep), Maria Lúcia Alckmin, fez a entrega simbólica de uma das 55 bolsas de estudo que são distribuídas semestralmente para alunos do ensino público, melhores colocados no vestibular do Mackenzie.

O reitor da Universidade Mackenzie, Cláudio Lembo, lembrou que o lema da universidade está baseado na lealdade, na dignidade e no respeito. ‘Todo o projeto do Mackenzie está voltado para um tipo de cidadania com a missão de formar pessoas solidárias e não caridosas’, afirmou Lembo.

Gabriel Chalita, coordenador do Universidade Cidadã, disse que o projeto foi baseado em uma atuação na área de educação marcada pelo respeito e trabalho social que nesse caso significa exercitar com os jovens estudantes a prática de fazer o bem. ‘Nesses 130 anos de história do Mackenzie, a instituição foi marcada pela prática de educar dentro dos princípios de promover ações sociais’, afirmou.

A Universidade Cidadã nasceu para dar ao jovem a oportunidade de vivenciar ações voltadas para a comunidade, porque fazer o bem é a grande missão da natureza humana. O Mackenzie vai participar nesse primeiro momento com cerca de 50 voluntários nos finais de semana visitando quatro instituições que abrigam criancas em situação de risco, desenvolvendo oficinas de dança, teatro e historia.

Para Maria Lúcia Alckmin cada projeto desenvolvido no Mackenzie representa uma esperança na vida de quem precisa. ‘As bolsas dos estudantes são um exemplo para outra universidades. Ao conceber esse projeto tínhamos uma preocupação em atender as pessoas que estão à margem da sociedade’, completou a presidente do Fussesp.

As faculdades de Direito foram as primeiras a serem convidadas dentro do própio Estado. O próximo passo será abranger as áreas de saúde e educação.

UniFMU

O evento foi realizado também no auditório da faculdade de Direito da FMU. O coordenador do projeto Universidade Cidadã, Gabriel Chalita, ressaltou que o objetivo da parceira é imprimir o padrão de um novo ensino de direito valorizando atividades fora da sala de aula.

‘Os alunos devem ser agentes pacificadores de conflito e assumir sua parcela de solidariedade na sociedade que vivem. À faculdade caberá aproximar esses jovens universitários com a comunidade carente’, completou Chalita.