Universidade Cidadã ganha novos parceiros na área de saúde

Criado em setembro de 2001, o programa vem sendo realizado com sucesso por 60 universidades de Direito do Estado

ter, 07/05/2002 - 17h28 | Do Portal do Governo


Estudantes da área de saúde da UNISA (Universidade de Santo Amaro), UNESP (Universidade do Estado de São Paulo), UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos) e UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) estarão participando do Programa Universidade Cidadã a partir desta terça-feira, dia 7. O governador Geraldo Alckmin e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo – Fussesp, Maria Lúcia Alckmin, participaram da solenidade de adesão, no Palácio dos Bandeirantes, onde estiveram presentes alunos das universidades e o coordenador do programa e também secretário da Educação, Gabriel Chalita.

‘A formação dos cidadãos não é só pelos livros, mas também pelo aprendizado com as comunidades’, destacou Alckmin acrescentado que o programa é uma experiência muito enriquecedora, tanto para os estudantes que conhecem uma nova realidade, como para a população carente que recebe o atendimento.

O Universidade Cidadã tem como objetivo promover o trabalho social de jovens universitários, que visitam comunidades carentes e desenvolvem ações de cidadania com a população. Criado em setembro de 2001, o projeto teve início com a participação de estudantes de Direito de 60, das 68 universidades do Estado. O Fussesp coordena o programa, estimula parcerias e indica as entidades que poderão ser atendidas pelo projeto.

Segundo Gabriel Chalita, esse é um projeto simples que se agiganta com a participação da juventude. ‘Nós temos uma legião de alunos em cada município. E é preciso que as universidades não corram o risco de ficarem fechadas em si mesmas. É necessário sair da escola e levar o conhecimento para todos’.

Por meio de ações específicas, os estudantes levam conhecimentos técnicos à comunidade, ajudando a solucionar problemas, e orientando as pessoas visitada. Segundo Maria Lúcia Alckmin, que já esteve em várias comunidades onde está sendo aplicado o programa, ‘alguns moradores colocam até bandeirinhas e música para recepcioná-los no dia da visita’, disse ela, explicando que a população fica muito feliz com a chegada dos estudantes. ‘Eles mesmos dizem que desde que os estudantes começaram a estar mais perto deles, auxiliando até na parte jurídica, eles ganharam uma nova visão de vida, aprendendo a agir de uma nova maneira’, completou.

A parceria firmada hoje abrange estudantes de Medicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Saúde Coletiva, Psicologia, Biomédicas, Bioquímica, Pedagogia e Serviço Social. Os participantes podem atuar por meio de projetos de extensão universitária e também por intermédio dos centros acadêmicos, núcleos de atendimento à população, Organizações Não Governamentais (ONGs) e outros.

O secretário da Saúde, José da Silva Guedes destacou a importância das ações desenvolvidas pelo programa, incentivando os estudantes presentes na cerimônia. ‘A comunidade está a nossa espera, é ela que vai ajudar a formar os nossos profissionais’, enfatizou.

As secretarias da Educação; Saúde; Juventude, Esporte e Lazer, e os fundos municipais também colaboram com o desenvolvimento do Universidade Cidadã, executando políticas públicas e oferecendo suporte para a realização dos projetos.

Gláucia Basile