Universidade: Centro de Visitantes da USP realiza estudo sobre seus freqüentadores

Questionário começará a ser distribuído em agosto

seg, 14/07/2003 - 9h13 | Do Portal do Governo

Do Portal da USP
Por Juliana Kiyomura Moreno

Estudantes, curiosos, professores, amantes da cidade, turistas. Todos os dias uma média de 80 pessoas passam pelo Centro de Visitantes da USP e mais de 50 telefonam em busca de conhecimento e diversão. Isto se tornou uma das razões que motivou a equipe do Centro a elaborar um estudo para traçar o perfil de seus freqüentadores para melhor conhecê-los. ‘Nosso serviço acaba servindo de porta de entrada para os visitantes conhecerem a Universidade e sua riqueza, tanto em relação à produção científica quanto cultural’, afirma Alzira Pedrazzani, supervisora técnica de Serviços do setor Argus Documentação.

Logo em seu surgimento, em 1971, o local recebera o nome de ‘Posto de Informações’ e fora construído em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo por considerar a ‘USP como um ponto turístico da cidade’, segundo documento da época. Em 1997, o local até então ligado à Prefeitura da Cidade Universitária, passou a fazer parte da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)- unidade responsável pelos orgãos midiáticos da USP – e, a partir daí mudara seu nome para ‘Centro de Visitantes’.

‘Desde o ano passado estamos organizando um plano para melhor atender aos usuários de nosso serviço’, comenta a Alzira. Com esta pesquisa, o órgão pretende não só identificar quem é seu público mas melhor direcionar o trabalho, tornando-o mais rápido e eficaz. Para isso, desde dezembro do ano passado duas alunas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP foram selecionadas- com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária- para elaborarem como plano de estágio uma análise do perfil do visitante da USP, além de colaborarem com os profissionais do Centro na ampliação dos serviços de atendimento, melhoria da qualidade e agilidade no repasse de informações fornecidas por esta unidade.

A partir de agosto será aplicado um questionário, intitulado ‘Estudo dos Visitantes’, com o objetivo de identificar o usuário do Centro. ‘Com este questionário o visitante poderá, se quiser, expressar suas opiniões e dizer o que acha que poderia ser melhorado e acrescentado no Centro de Visitantes’, declara Lygia de Macedo Pontes, estagiária de Relações Públicas da USP.

Além desta identificação, o Centro estará organizando um roteiro dos pontos turísticos da USP da Capital e do Interior. ‘Com o roteiro poderemos fornecer não só a informação de pronto que o usuário do Centro procura mas também alternativas de conhecimento e entretenimento em áreas próximas que talvez ele nem saiba que estejam vinculadas à USP’, lembra Janaina Trentin, estagiária e aluna de Turismo da ECA.

Mudança de conceitos

A mudança de ‘Posto de Informações’ para ‘Centro de Visitantes’ passou a significar muito mais do que uma alteração no nome do local. ‘Agora de um simples repasse de informações passamos a funcionar como uma ponte entre a comunidade externa e a Universidade’, enfatiza Leandra Rajczuk, diretora da Divisão de Informação, Documentação e Serviços On Line (Dvidson), da qual o Centro faz parte.

Segundo Leandra, ao ser concebido como um ‘visitante’, o usuário dos serviços desta unidade passa a exigir mais informações não só imediatas como também apuradas e planejadas.

A unidade, desde o começo do ano, passou a fornecer planilhas baseadas na quantidade de procura (via telefone ou pessoalmente no Centro de Visitantes) em cada Faculdade e órgão ligado a USP. ‘Desenvolvemos um sistema diferenciado, buscando maior interação entre o Centro e as atividades oferecidas por cada entidade da Universidade. Temos registrados em nossos gráficos mensais até mesmo os dias de pico em que cada unidade foi mais procurada’, ressalta Leandra.

O Centro de Visitantes da USP está localizado na Praça Prof. Reinaldo Porchat, 110, próximo a entrada do Portão 1 da USP. Atualmente o horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 horas, e sábados, domingos e feriados das 10 às 16 horas. Nos finais de semana é realizado um controle diferenciado do público que visita os museus MAC e MAE para a inclusão nas planilhas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.usp.br/agen/

V.C.