Universidade: Alunos de engenharia da Poli participam da Robocon nos EUA

Competição internacional envolve estudantes de sete universidades do mundo

qui, 01/08/2002 - 10h17 | Do Portal do Governo

Alunos da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) vão participar da International Design Contest IDC – Robocon’02 , no Massachusetts Institute of Technology (MIT), entre os dias 3 e 17 de agosto, na cidade de Boston, Estados Unidos. A competição internacional envolve estudantes das melhores universidades de engenharia da Alemanha, França, Japão, Inglaterra, Coréia, Estados Unidos e do Brasil.

Os participantes receberão um kit com peças básicas (chapas, arames, barras metálicas, pistores pneumáticos e motores elétricos) para a construção de um robô que terá que cumprir alguns desafios durante a prova, que será feita em cima de uma mesa (semelhante a uma mesa de sinuca).

O robô, guiado por controle remoto, deverá pegar bolinhas em dois pêndulos fixados na mesa, ultrapassar alguns obstáculos e encaixá-las em dois buracos localizados nos cantos da mesa. Ganha a competição quem encaixar mais bolinhas. Os alunos deverão planejar, construir e testar este protótipo em um prazo de 15 dias.

Os seis alunos brasileiros foram selecionados na Robocopa, um campeonato semelhante à Robocon, realizada na USP no dia 8 de junho entre os 300 alunos do segundo ano da disciplina Introdução ao Projeto de Sistemas Mecânicos. Eles cursam Engenharia de Produção, Mecânica, Mecatrônica e Naval da Poli.

O objetivo nesta competição foi desenvolver um robô que tinha como meta a realização de gols numa trave de futebol. A denominação do tema Robocopa teve origem no mundial de futebol que foi disputado no Japão e na Coréia. Para participar da Robocon, os estudantes ainda tiveram avaliação acadêmica e de desempenho.

Os alunos que vão para os Estados Unidos são: Stephanie La Hoz Theuer, David Nery Python, Alexandre Takashi Ushima, Fábio Ossamu Takeda, Bruno Tebaldi Barbosam e Caio Virgilo Bueno Magano, acompanhados pela professora Izabel Fernanda Machado, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Poli.

Os três primeiros colocados receberão troféus, medalhas e certificado de participação. Esta será a 13ª edição da competição, que já foi realizada na Alemanha, Inglaterra, Coréia, Japão, Estados Unidos e Brasil.