Unidade do Qualis é inaugurada na Zona Sul da Capital

Qualis da Mata Virgem é o maior já instalado, com seis equipes de saúde

qua, 15/08/2001 - 16h58 | Do Portal do Governo

As cerca de cinco mil famílias que vivem no Distrito de Pedreira, Zona Sul da Capital, vão passar a receber mensalmente a visita de um agente comunitário de saúde.

Trata-se da implantação de mais um Qualis (Qualidade Integral em Saúde), o Programa do Médico da Família criado pelo Governo do Estado na Capital. Nesta quarta-feira, dia 15, o governador Geraldo Alckmin inaugurou a unidade Mata Virgem, a maior de todas, com seis equipes. Cada equipe é formada por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e quatro agentes. ‘Geralmente o Qualis tem duas, três, no máximo quatro equipes. Essa tem seis’, disse o governador.

O Programa Médico da Família tem como objetivo promover a prevenção de doenças, manter a população informada sobre epidemias e contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para o secretário-adjunto da Saúde, José Carlos Seixas, o Qualis é um serviço de saúde novo, dinâmico e que não espera que as pessoas fiquem doentes para oferecer atendimento.

‘As equipes visitam casa a casa, têm conhecimento total do que acontece em cada uma das famílias e trazem para discussão os problemas. A equipe Qualis e a própria comunidade buscam soluções para os problemas encontrados’, explicou a coordenadora do Qualis na Capital, Rosa Maria Barros.

‘Nós não tratamos apenas das doenças, mas também nos preocupamos com o meio ambiente, com o que acontece com o lixo, se a água é tratada ou não, se a vacinação das crianças está em dia, se as crianças estão frequentando a escola, os mecanismos para melhorar a renda da população e a busca da qualidade de vida’.

Barros informou que entre os resultados do Qualis desde a sua implantação, em 1996, estão a redução da mortalidade infantil nas áreas atendidas, o aumento do aleitamento materno e do número de crianças vacinadas.
As famílias do Distrito de Pedreira começaram a ser cadastradas em maio deste ano.

De acordo com a gerente da unidade, Graziela di Folco, 3.854 famílias já foram visitadas. Os problemas mais frequentes listados até agora pelos 24 agentes de saúde da unidade são desnutrição, doenças causadas por falta de saneamento básico, gravidez na adolescência, diabetes e hipertensão. As visitas são mensais e os casos considerados prioritários, como gravidez, crianças com idade inferior a um ano, portadores de doenças infecto contagiosas, terão mais atenção, de acordo com a necessidade. Os tuberculosos, por exemplo, terão acompanhamento diário.

A agente comunitária de saúde, Nair Pereira Barroso, soube que o programa seria instalado em sua região há mais ou menos um ano. Ela cuidará de aproximadamente 200 famílias e já começou a visitá-las. ‘Somos tratados com muito carinho pela população. E essa é a melhor parte, o reconhecimento. Esse carinho, dinheiro nenhum paga’, afirmou. Ela também lembrou que as equipes passam por treinamentos e aprendem muitas coisas para passar para a população. ‘Agora sei que posso fazer mais pela comunidade’, comemorou.

A nova unidade, que conta com a parceria da Associação Irmandade Santa Catarina, foi instalada num imóvel alugado, que passou por reformas para adequação. O Governo paulista investiu R$ 82 mil nas obras de adaptação, além do aluguel, que é de R$ 1.000.

As cerca de 24 mil pessoas que serão atendidas pelo Qualis Mata Virgem moram numa região que abrange 54 ruas em bairros como Jardim Monte Líbano, Sete Praias e Jardim Mata Virgem, próximos à divisa da Capital com o município de Diadema.

‘É um trabalho muito bonito que o Governo fez, porque a população daqui estava desacreditada do poder público’, disse Nair Barroso. Durante a cerimônia de inauguração, a população reclamava da falta de pavimentação nas ruas, infra-estrutura e problemas com loteamentos clandestinos, entre outras questões.

Qualis atende quase 800 mil pessoas na Capital

Implantado em 1996, o Qualis atende atualmente mais de 800 mil pessoas na Capital. ‘E exatamente onde mais precisa, que é na periferia’, lembrou Alckmin. ‘Aliás, é importante destacar que o Governo tem atuado no atendimento primário à saúde, que é o Qualis; no segundo nível, que é o ambulatório de especialidades; e no terceiro nível, que são os hospitais’.

No primeiro nível, o Governo paulista também mantém mais de 200 unidades básicas só na Capital. Já nos ambulatórios de especialidades, a população pode realizar exames ou consultas com especialistas, como endocrinologistas e oftalmologistas, entre outros. O município conta com mais de 30 ambulatórios desse tipo.

Alckmin destacou ainda que a atual administração retomou as obras de 15 hospitais no Estado, dos quais, 11 já foram entregues à população. ‘ Aqui na Zona Sul foram entregues o Hospital de Pedreira, o Hospital do Grajaú e o Hospital de Pirajussara, na divisa com o Taboão, além do Hospital de Diadema, que fica próximo’, disse.

Durante a cerimônia, Alckmin informou que o secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, está em Brasília pleiteando o aumento do teto de recursos repassados pelo Ministério da Saúde ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado. ‘São Paulo expandiu muito os serviços. Para se ter uma idéia, foram mais de 3.200 novos leitos no Estado. E como esses hospitais todos são contrato de gestão por organizações sociais, inclusive o Qualis, eles atendem muito e consequentemente gastam muito’, explicou.

Durante a inauguração, o governador entregou 245 quilos de remédios para a gerente da unidade, Graziela Di Folco. São 41 tipos diferentes de medicamentos produzidos pela Fundação para o Remédio Popular (Furp) e que serão distribuídos gratuitamente as pessoas atendidas pelo Qualis Mata Virgem.

Cíntia Cury