Unidade Básica de Saúde na Zona Oeste da Capital ganha sede própria

UBS, que ocupa imóvel residencial adaptado há cerca de 20 anos, será operacionalizada pela prefeitura

seg, 04/08/2003 - 14h11 | Do Portal do Governo


A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Vera Cruz, na Vila Anglo-Brasileira, Zona Oeste da Capital, que ocupa um imóvel alugado há cerca de 20 anos, está ganhando sede própria. O governador Geraldo Alckmin esteve, nesta segunda-feira, dia 4, no prédio, que fica na Rua Saramenha, 60, para visitar as novas instalações.

A unidade, que tem 443 metros quadrados de área construída, foi erguida pelo Governo do Estado de São Paulo, com investimento de R$ 342 mil. As chaves serão entregues à prefeitura, responsável pela mudança e operacionalização do posto, nesta terça-feira, dia 5.

Isso acontecerá porque a rede básica de Saúde, de acordo com as normas do Sistema Único de Saúde (SUS), é de responsabilidade do município. “Todas as unidades de Saúde do Estado passaram para o município, inclusive o Qualis, que o Governo tinha como menina dos olhos. A rigor, quem deveria construir este prédio era a prefeitura. Como nós tínhamos um compromisso com a comunidade antes da municipalização, o Estado construiu o prédio”, explicou o governador.

Na opinião de Alckmin, o princípio da municipalização é correto. “O atendimento primário, que inclui consulta, vacina, exames, todos aqueles serviços que não envolvem especialidades e internação, deve ser feito pelo município. Toda a rede de Postos de Saúde é atendimento primário. Na municipalização plena, se vai mais longe, passando até a rede hospitalar para os municípios. Nós só não passamos a rede hospitalar do Estado porque ela é de alta complexidade e muito cara. A prefeitura teria muita dificuldade de manter”, destacou. Ele informou que o orçamento do Complexo do Hospital das Clínicas, incluindo todos os institutos, é de cerca de meio bilhão de reais por ano, provenientes de recursos do Tesouro de São Paulo.

A nova unidade conta com consultórios e salas de vacinação, medicação, curativos, coleta de material para laboratório e de enfermagem, além de módulo odontológico. A UBS também terá espaço reservado para agentes comunitários e sala de expurgo e esterilização.

“O posto passa a ter espaço adequado, com instalações modernas, bonito, para atender com bastante carinho e qualidade a população. Este novo prédio está dentro dos parâmetros estabelecidos pela Vigilância Sanitária, com todas as exigências de engenharia”, afirmou Alckmin. A UBS, que atende muitos idosos, ocupa hoje um imóvel residencial adaptado, sendo inadequado, já que conta com escada.

Os funcionários e equipamentos que estão na Rua Pedro Soares de Almeida, 134, deverão ser transferidos para o novo prédio.

Cíntia Cury