Unicef firma acordo para acompanhar reestruturação da Febem

Nova representante da Unicef no Brasil apóia metodologia do Estado

qui, 24/02/2005 - 18h35 | Do Portal do Governo


A nova representante da Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier, firmou acordo com o governador Geraldo Alckmin, no qual comprometeu-se em acompanhar todo o processo de reestruturação da Febem. Marie-Pierre mostrou-se satisfeita com toda metodologia adotada pelo Estado e garantiu apoio da entidade. O encontro, que teve a presença da secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena de Castro e Salvador Soler, coordenador do Unicef para o Centro-Sul, aconteceu nesta quinta-feira, dia 24, no Palácio dos Bandeirantes.

O governador destacou os planos do governo para aumentar os atendimentos em liberdade assistida aos adolescentes em conflito com a lei, a separação de função dos que fazem segurança e contenção daqueles que exercem a função sócio-educativa. “O mais importante é manter total transparência em todos os âmbitos. Por isso estamos trazendo todas as entidades governamentais ou não, inclusive as mães de internos para acompanharem todo processo”, ressaltou o governador. Segundo ele, é um trabalho muito difícil mas muito desafiante, pois não há nada mais importante que dar oportunidade para um jovem se recuperar com apoio sócio-educativo.
Criação das unidades da Febem no interior, aumento da agenda educativa, ensino profissionalizante e mudança de perfil dos monitores foram apontados como principais iniciativas do Estado nos últimos anos.

Parceria internacional – Sobre a importância do acompanhamento da Unicef, Geraldo Alckmin apontou toda a experiência da entidade em programas de sucesso, em países em desenvolvimento e de primeiro mundo, e as mais variadas situações como ponto forte para esta nova etapa da Febem. Segundo o governador, será muito bom contar com as avaliações e conhecimento técnico da Unicef.

Após parabenizar as resoluções do governado paulista, Marie-Pierre Poirier mostrou-se entusiasmada em participar desta nova reestruturação da Febem. “É um problema histórico, difícil e complexo, por isso mesmo a solução não aparece da noite para o dia. E o que mais me impressiona é a vontade real do governador em tomar as atitudes e assumir as conseqüências”, afirmou a representante da Unicef . Segundo ela, está garantido todo o apoio ao Estado de São Paulo com relação à adoção de dois diferentes tipos de profissionais, segurança e educador.

Outro elogio de Marie-Pierre foi com relação à transparência com que passa a ser tratado o assunto. “Abrir todo o processo para o acompanhamento da sociedade civil facilitará o entendimento de todos de que se trata de um grande problema e que há enorme esforço do Estado para sua resolução”, concluiu.