Unicamp: Universidade Portas Abertas atrai quase 10 mil inscritos

Iniciativa ultrapassou as fronteiras de São Paulo, e despertou o interesse de alunos de outros Estados

qua, 25/08/2004 - 10h15 | Do Portal do Governo

Em apenas duas semanas deste mês, a Universidade Portas Abertas (UPA), evento anual da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que visa a receber visitas de estudantes do ensino médio, totalizou 9.183 inscritos de 131 escolas de vários estados brasileiros. A expectativa é que, até os dias 3 e 4 de setembro, datas da realização da UPA, esse número ultrapasse 30 mil. No ano passado, a universidade recebeu 32 mil visitantes de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Goiás.

Nesses dois dias, eles terão a oportunidade de conhecer as 20 unidades de ensino e pesquisa da instituição de ensino, seus 25 núcleos e centros interdisciplinares e outras áreas acadêmicas ou de serviços espalhadas pelo câmpus da Unicamp.

Ultrapassando fronteiras

Segundo José Tadeu Jorge, vice-reitor da instituição e coordenador do projeto, a iniciativa objetiva a mostrar aos estudantes o interior de uma universidade que conjuga o ensino à pesquisa e facilitar a escolha de sua carreira universitária por meio do contato direto com os pesquisadores. Essa é a razão pela qual a edificação do projeto e a sua prática despertaram grande interesse por parte das escolas e dos estudantes do ensino médio.

A iniciativa ultrapassou as fronteiras do Estado de São Paulo, e despertou o interesse de alunos de outros Estados. Somente no ano passado, cerca de 32 mil visitantes de diferentes Estados da Federação estiveram em Campinas para conhecer a Unicamp.

Primeira edição foi sucesso

Os alunos do ensino médio, da escolas que no ano passado participaram da primeira edição da UPA, ficaram impressionados e curiosos com o que visualizaram na universidade. “Vale a pena viajar quantas horas forem para conhecer uma das melhores universidades do País”, diz o professor Daniel Augusto Ferraz Leite, coordenador-pedagógico do Colégio Engenheiro Juarez de Siqueira Brito Wanderley, de São José dos Campos.

Neste ano, o colégio levará à Unicamp uma caravana de 404 pessoas, a maior já organizada. Tudo em decorrência da visita realizada no ano passado por 200 alunos do 2º ano e que estimulou alguns jovens a definir ou a redefinir sua carreira profissional. “ A turma que visitou a UPA em 2003 será a primeira a se formar, e já existe grande interesse pelo vestibular da Unicamp”, diz Daniel Ferraz Leite.

Para outros coordenadores-pedagógicos, a visita à Unicamp é essencial. É o caso do Instituto Educacional Raphael di Santo, de Campinas, que inscreveu 400 alunos, a segunda maior caravana até o momento. Segundo a coordenadora do colégio, Maria Eli Tunin, a visita à universidade é prioridade no programa anual de visitas da escola.

SERVIÇO:
As inscrições para a UPA, 2ª edição, devem ser feitas pelo Correio ou pela página http:www.upa.unicamp.br/. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3788-1737 ou pelo e-mail upa@unicamp.br. O endereço para correspondência é Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural-UPA 2004. Rua Elis Regina, 131- CEP 13.083-970 – Campinas – SP

Hamilton Nascimento
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)