Unicamp: Universidade instala Ouvidoria e apresenta primeiro ouvidor

Serviço vai contribuir para a solução de problemas administrativos ou acadêmicos, entre outras atribuições

seg, 18/10/2004 - 15h23 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – passou a contar, desde quinta-feira, dia 14, com um novo serviço de comunicação com a sociedade e com a comunidade universitária. Em cerimônia presidida pelo reitor Carlos Henrique de Brito Cruz, foi instalada a Ouvidoria Geral da Unicamp e apresentada ao público de professores, funcionários e alunos, no salão do Conselho Universitário, a ouvidora Adriana Barreiro.

A primeira ouvidora da Unicamp, que vinha atuando há dois anos como ouvidora do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Universidade, terá entre suas principais funções acolher críticas, ouvir queixas e levantar sugestões, sempre no sentido de atender demandas sociais ou individuais legítimas. Nesse sentido, conforme consta da carta de princípios da Ouvidoria que pode ser lida em seu site (www.ouvidoria.unicamp.br), o novo serviço pretende contribuir para melhorar procedimentos, servir de canal de orientação, acompanhar e facilitar a tramitação de processos de interesse público e contribuir para a solução de problemas administrativos ou acadêmicos, entre outras atribuições.

Participaram da instalação da Ouvidoria o vice-reitor José Tadeu Jorge, os pró-reitores de Pós-Graduação e de Extensão e Assuntos Comunitários, o presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), Edson Luís Vismona, ex-secretário de Justiça e Defesa do Estado de São Paulo no governo Mário Covas, e professores, funcionários e estudantes.

O presidente da ABO, que foi ombudsman por 14 anos, fez uma palestra em que detalhou quais são os fundamentos e as atribuições do ouvidor no Brasil, em particular as do ouvidor universitário.

Do Portal Unicamp