Unicamp: TV Digital ajudará a promover a inclusão social

50 grupos de trabalho em todo país estarão envolvidos no projeto

qua, 09/02/2005 - 11h41 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unicamp
Por Jeverson Barbieri

Um projeto de impacto que permitirá, inclusive, a inclusão social em larga escala na era digital. Dessa forma, o coordenador do Grupo Gestor do Sistema Brasileiro de TV Digital, Augusto César Gadelha Vieira, abriu a reunião de trabalho na Unicamp, realizada sexta-feira (4), na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC).

Ele elogiou a participação da Unicamp e de outras universidades no desenvolvimento do modelo brasileiro de TV Digital, ressaltando a importância da pesquisa para a sociedade.

A Unicamp venceu duas Requisições Formais de Propostas (RFP), de um total de 20 lançadas pelo Ministério das Comunicações. Um deles é o Canal de Interatividade, cuja finalidade, de acordo com o professor Luís Geraldo Pedroso Meloni, da FEEC, é permitir a sociedade acesso a um universo variado de informações através do aparelho de TV. Isso permitirá a inclusão digital uma vez que 90% da população tem acesso à televisão.

Gadelha informou que são 50 grupos de trabalho em todo o país, envolvendo mais de mil pesquisadores e técnicos. Nesse momento o projeto encontra-se na primeira fase que é o Apoio à Decisão. As fases seguintes são Desenvolvimento e Implantação. Entusiasta do projeto, o coordenador informou também que, até o final de 2005 todas as três fases deverão estar concluídas.

A mesa de abertura contou também com a participação do diretor do Projeto TV Digital, Ricardo Benetton Martins, do CPqD, o diretor da FEEC, Christiano Lyra Filho e do reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz. Na oportunidade, Brito ressaltou a importância de grandes projetos de mobilização nacional como estímulo ao desenvolvimento nacional.

Mais informações podem ser obtidas no site www.unicamp.br
V.C.