Unicamp: Serviço de reabilitação de pacientes que perderam audição completa hoje um ano

Em abril, a equipe médica realizou com sucesso sua décima cirurgia de implante coclear

sex, 30/05/2003 - 11h03 | Do Portal do Governo

A equipe médica da disciplina de otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), da Unicamp, comemora nesta sexta-feira, dia 30, o primeiro ano do serviço de implante coclear com seus dez pacientes que realizaram a cirurgia.

A operação introduz um dispositivo na parte interna do ouvido, que possibilita a reabilitação de pessoas com deficiências de audição e que não conseguem benefícios dos aparelhos auditivos disponíveis.
Todos os pacientes, de vários estados brasileiros, irão se conhecer e darão depoimentos sobre o retorno ao mundo dos sons.

Em abril, a equipe médica realizou com sucesso sua décima cirurgia de implante coclear. A operação pode ser feita em adultos que perderam a audição ao sofrerem algum tipo de acidente. E também em crianças que nasceram com problemas auditivos. Na Unicamp, todos os implantados são adultos.

Avaliações rigorosas

A deficiência auditiva afeta cerca de 10% da população do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Só no Brasil, 350 mil pessoas têm perdas severas ou profundas de audição, a maioria necessitando de implante coclear.

A cirurgia consiste em implantar um grupo de eletrodos na cóclea (parte interna do ouvido), para realizar as funções das células auditivas danificadas ou ausentes, por meio do estímulo elétrico das terminações remanescentes do nervo auditivo.

A operação é financiada pelo SUS e dura, em média, três horas. No ambulatório de implante coclear da Unicamp, todos os candidatos passam por avaliações rigorosas realizadas por uma equipe multidisciplinar.

O objetivo é determinar se os pacientes se encaixam nos critérios para realização desse tipo de cirurgia. A partir de julho deste ano, começarão os procedimentos em crianças com até cinco anos de idade. A escolha do paciente infantil precisa ser mais cuidadosa, pois nem todas as crianças são candidatas a essa forma de reabilitação.

Resultados positivos

As dez pessoas que receberam o implante têm apresentado resultados significativos – todas melhoraram sua capacidade de comunicação. Dos pacientes que já ouviram antes e perderam a audição (chamados pós-linguais), 62,5% utilizam o telefone.

A equipe tem recebido relatos emocionados, que dizem da alegria de, por exemplo, ouvir a voz dos filhos pela primeira vez; o som de pássaros e da chuva e falar ao telefone. Atualmente, a Unicamp é o centro de referência de implante coclear no Brasil. A técnica foi desenvolvida em 1977 nos Estados Unidos.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Unicamp

(AM)