Unicamp será palco da 1ª Mostra Internacional de Humor Gráfico

Evento será realizado no Espaço Cultural Casa do Lago, entre os dias 23 de julho a 15 de agosto

qui, 17/07/2003 - 13h36 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


Entre os dias 23 de julho a 15 de agosto, a Unicamp sediará a I Mostra Internacional de Humor Gráfico. Com o tema O bom humor invade a Unicamp, o evento faz parte da mostra itinerante Unamos las Universidades con una sonrisa, que depois percorrerá outras faculdades integrantes da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu. Serão 200 trabalhos em exposição, além de oficinas, palestras e exibição de filmes de animação gráfica.

O evento será realizado no Espaço Cultural Casa do Lago, em Campinas. Na pré-estréia da versão brasileira, dia 22, participam o cartunista Ziraldo e a bateria da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, que o homenageou no último carnaval.

Trabalhos em exposição

Estarão na mostra 60 trabalhos argentinos; 30 caricaturas dos artistas campineiros Dálcio Machado e Flávio Augusto Rossi, premiados em salões de humor nacionais e internacionais; 20 trabalhos premiados no Salão Universitário de Humor Gráfico, da Universidade Metodista de Piracicaba e a mostra Retrospectiva: 29 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com 85 trabalhos premiados nas categorias cartum, charge e caricatura, que trazem leitura bem-humorada dos momentos sociais e políticos das últimas três décadas no Brasil. Haverá ainda exposição contando a história dos 14 anos do HQ Mix.

Intercâmbio

Com o objetivo de divulgar o gênero artístico, o evento apresenta as diferentes características regionais do humor gráfico com conteúdo de atualidade, expondo as variadas linhas que correspondem aos estilos de cada região. Também oferece aos humoristas gráficos de cada país a possibilidade de difundir seu trabalho por meio do intercâmbio com as comunidades acadêmicas do Brasil e da Argentina.

O professor Camilo Riani, autor do livro “Tá Rindo do quê?, Um mergulho nos Salões de Humor de Piracicaba”, ganhador do último prêmio HQ Mix, integrará a mesa-redonda Humor Gráfico, composta por Ziraldo e pelos idealizadores do evento, os artistas argentinos Fabián César Magliano (Bianfa) e Miguel Repiso (Rep).

Haverá exibição de filmes nacionais e internacionais de animação gráfica e documentários de humor de Henfil, de Jerry Robinson (criador de Batman) e de Will Eisner (The Spirit). As oficinas de caricatura e de animação gráfica ficarão a cargo de Paulo Branco, Magno Brasil, André de Pádua, Wilson Lazaretti e Paulo Henrique Félix. As inscrições para as oficinas devem ser feitas pelo site www.preac.unicamp.br/humorgrafico. Todos os eventos da mostra são gratuitos.

I Mostra Internacional de Humor Gráfico
Data: 23 de julho a 15 de agosto de 2003
Horário: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h
Local: Espaço Cultural Casa do Lago
Rua Érico Veríssimo, s/n° – Campus Unicamp – Campinas/SP
Informações: www.preac.unicamp.br/humorgrafico ou pelo telefone (19) 3788-7017

(LRK)