Unicamp: Seminário apresenta projeto para estudo de patentes

Durante o evento foi lançado o projeto Diligência da Inovação na universidade

sex, 19/03/2004 - 10h15 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unicamp
Por Raquel do Carmo Santos

Até o final do ano a Unicamp deverá ter uma análise mais detalhada de seu banco de patentes no que diz respeito ao potencial de mercado das tecnologias. Em um seminário realizado na última quinta-feira, no Auditório do Centro de Tecnologia, foi lançado o projeto Diligência da Inovação na Unicamp. A ação objetiva basicamente reconhecer o valor de uma idéia ou de um fenômeno para sua transferência.

“Trata-se de um mapeamento da tecnologia para acelerar sua comercialização. Aplicamos uma metodologia já definida e procuramos agregar valores”, explica Alexandre Alves da Silva, do Instituto de Inovação, instituição mineira especializada no estudo de viabilidade de projetos com potencial de mercado e parceira da Universidade na fase inicial do projeto.

A diligência é composta por quatro partes: caracterização da tecnologia, prova de conceito, estudo de mercado e análise de viabilidade econômica. A primeira diligência, já em andamento pelo Instituto, envolve a patente “Processo de obtenção de catalisadores da conversão de CO a CO2 e catalisadores assim obtidos” do professor Eduardo Vichi, do Instituto de Química. Neste projeto piloto seu estudo está estimado em dois meses. Enquanto isso, a Agência de Inovação trabalhará na formatação do projeto global que envolverá um maior número de patentes.

“Pretendemos realizar uma ação coordenada com a comunidade”, esclarece o diretor de parcerias e propostas colaborativas da Agência, professor Roberto Lotufo. Para isso, durante o seminário foi instituída uma comissão, formada por professores e pesquisadores, que atuarão na supervisão do projeto. A coordenação estará a cargo da própria Agência.

A segunda fase, prevista para início em junho, irá selecionar 30 patentes para análise. “Este trabalho servirá de estudo de caso para capacitar profissionais em diligência”, destaca Lotufo. Segundo ele, ainda não se sabe o perfil daqueles que irão executar o trabalho junto aos pesquisadores. “Estamos estudando envolver profissionais ligados a empresas de gestão, alunos de graduação e pós”.

Para a seleção das patentes Lotufo lembra que é fundamental o interesse do pesquisador. Por isso, será lançado um edital em conjunto com a Pró-Reitoria de Pesquisa, através do fundo de apoio à pesquisa. Lotufo acredita que ainda são muitos os desafios pela frente, como custos, agente financiador e as garantias de realização de negócios uma vez realizada a diligência, mas certamente este tipo de ação disponibilizará um maior número de informações sobre o potencial de mercado das tecnologias desenvolvidas na Universidade.

Mais informações podem ser obtidas no site www.unicamp.br
V.C.