Unicamp: Realiza oficina para discutir o planejamento de municípios paulistas em 2004

Encontro foi promovido pela Rede de Municípios Potenciamente Saudáveis

ter, 03/02/2004 - 10h19 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unicamp

A Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis realizou na última sexta-feira, no auditório da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), uma oficina de trabalho. Reuniu representantes políticos e sociais das cidades envolvidas no trabalho, que planejaram juntos as atividades deste ano.

A reunião foi dirigida por Ana Maria Girotti Sperandio, coordenadora no Brasil da iniciativa Regional da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis – Organização Pan-Americana de Saúde – e pós-outoranda do Departamento de Medicina Social da Unicamp.

A Mini-Oficina de trabalho discutiu o tema “Buscando Ações a Serem Desenvolvidas Junto com a Coletividade”. O objetivo foi criar um espaço em que os diferentes representantes da Organização Pan-Americana de Saúde, da Universidade, dos Municípios e da sociedade civil pudessem refletir e discutir coletivamente um planejamento que atendesse as necessidades dos participantes e ampliasse as perspectivas da Rede.

Estiveram presentes cerca de 40 lideres políticos, representantes de serviços e alguns sociais de 17 municípios, dentre os quais de Louveira, Vinhedo, Valinhos, Itatiba, Morungaba, Pedreira, Leme, Santo Antonio da Posse, Atibaia, Itupeva, Hortolândia, Holambra, Indaiatuba, Americana, Monte-Mor, Salto e bacias hidrográficas da Região de Campinas.

Após o trabalho de grupo, organizado pelos próprios líderes, foram apresentadas propostas e a agenda 2004. Vários pontos foram discutidos pelos participantes como os caminhos que podem fortalecer a Rede; os interesses pessoais e coletivos das pessoas; como continuar trabalhando juntos; os critérios para entrar e se desligar da Rede e os ganhos; processo de construção de instrumentos de avaliação; os temas de interesse a serem discutidos durante o ano de 2004.

Foi propostos pelo grupo a organização de um evento regional em maio, com o objetivo de discutir as diferentes agendas propostas pelo Governo e buscar formas de articulação entre elas para dentro e for dos seus espaços. A próxima reunião da Rede de Municípios Potencialmente Saudável será no dia 16 de fevereiro, com a discussão do tema de Promoção da Saúde.

Mais informações podem ser obtidas no site www.unicamp.br
V.C.