Unicamp: Programa Comunidades Quilombolas inicia chamada para desenvolvimento de trabalhos de extens

Inscrições são abertas a funcionários, alunos, professores e pesquisadores da Unicamp

qua, 21/09/2005 - 19h01 | Do Portal do Governo

O Programa Comunidades Quilombolas iniciou a chamada de grupos para desenvolvimento de trabalhos de extensão comunitária. As inscrições são abertas a funcionários, alunos, professores e pesquisadores da Unicamp interessados em desenvolver trabalhos de extensão comunitária com as associações de remanescentes de quilombos do Vale do Ribeira. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico até o dia 26.

De acordo com o professor Celso Lopes, um dos coordenadores do programa, os grupos serão constituídos a partir de demandas elaboradas pelas associações de seis quilombos. São elas: Agentes Comunitários de Desenvolvimento; Agroindústria; Arte; Capoeira; Comunicação e Divulgação; Desenvolvimento de Sítios na Internet; Elaboração e Administração de Projetos; Escolas; Espaço Quilombola na Unicamp; Esportes; Gestão Cultural; Informática; Memória, Origens e Costumes; Produção Cultural; Turismo e Educação Ambiental.

O programa tem como objetivo integrar, induzir, integrar, apoiar e divulgar ações e atividades de extensão comunitária com comunidades quilombolas e ações para a reflexão crítica e democrática dos projetos e do próprio programa. O grupo de apoio, formado por oito alunos da Unicamp, é responsável pelo gerenciamento das atividades e dá suporte aos projetos, além de fazer articulação com as lideranças dos quilombos.

Alguns projetos em andamento ou já desenvolvidos no Vale do Ribeira mostram que a troca com as lideranças e as associações têm sido enriquecedoras para as duas partes. “Ao chegarmos lá, vemos que temos muito a aprender com eles”, diz a estudante de ciências sociais Rosana Meneses, integrante do grupo de apoio.

O programa foi implementado em fevereiro de 2004, em resposta da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) a uma série de projetos propostos pelos quilombos. Desde então, segundo Lopes, foram executados os projetos Capoeira 1 e 2, Oficinas de Manipuladores de Alimentos, Incubadora de Fábrica de Derivados de Banana e a Produção de um Livro Infantil.

Foram também elaborados outros nove projetos, seis dos quais à espera de resposta de financiadores.