Unicamp: Programa ‘Ciência e Arte nas Férias’ recebe alunos de escolas públicas

Iniciativa busca despertar talentos para a pesquisa científica e atividade artística

qua, 07/01/2004 - 11h06 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebe, a partir desta quarta-feira, dia 7, 71 estudantes do ensino médio de escolas públicas da região de Campinas. Durante as férias de verão (até 6 de fevereiro) os jovens farão estágios em laboratórios e com grupos de pesquisa da Universidade. É a segunda edição do programa “Ciência & Arte nas Férias”, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, com o objetivo de despertar talentos para a pesquisa científica e artística.

Além de mais do que dobrar o número de participantes – foram 33 estudantes em 2003 – o programa neste ano contará com a participação dos professores das escolas em uma semana de programações específicas, no período de 2 a 6 de fevereiro. No total, estarão representadas 40 escolas. Segundo um dos membros da comissão organizadora, professor José Roberto França Arruda, a cada ano cresce o interesse dos estudantes em participar dos projetos. O problema, explica, é que seria necessário um maior número de pessoal da Unicamp envolvido.

Para ampliar o número de vagas, por exemplo, foram alocados em cada projeto dois alunos. “Por isso a participação da comunidade é fundamental, pois nosso intuito é que o programa cresça e receba centenas de jovens nas férias”.

Arruda conta que as avaliações recebidas dos estudantes no encerramento das atividades demonstram uma grande satisfação. “Eles saem com a noção do que significa fazer pesquisa científica”. O membro da comissão organizadora esclarece que muitos não teriam outra oportunidade de um contato com a vivência acadêmica e, desta forma, muitos talentos seriam desperdiçados.

A recepção aos estudantes do programa, no Centro de Convenções, será feita pelo reitor Carlos Henrique de Brito Cruz e pelo pró-reitor de Pesquisa, Fernando Ferreira Costa. Durante todo o dia, os jovens assistirão palestras, apresentações musicais e farão visita ao Museu de História Natural do Instituto de Biologia. A programação completa poderá ser conferida no site www.prp.unicamp.br/ciencianasferias/2003/index.phtml.

Do Portal Unicamp

(LRK)