Unicamp: Professora da Universidade de Buenos Aires ministra aula magna no Instituto de Biologia

A apresentação foi acompanhada pelo Cônsul da Argentina no Brasil, Norberto Vidal, por alunos e professores

seg, 25/10/2004 - 17h01 | Do Portal do Governo

A professora Sara Maldonado, da Universidade de Buenos Aires (UBA), ministrou, nesta segunda-feira, dia 25, aula magna na sala da congregação do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp sobre o “Desenvolvimento floral”. A importante experiência de intercâmbio científico e tecnológico, concretizada graças ao convênio entre Unicamp e Argentina mediante a Cátedra UBA, foi narrada pelo pró-reitor de pesquisa, Fernando Ferreira Costa, e pelo coordenador de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), Luís Cortez. A apresentação foi acompanhada pelo Cônsul da Argentina no Brasil, Norberto Vidal, por alunos e professores.

Bióloga formada pela Universidade de Córdoba, Sara atua na UBA para investigação de aspectos reprodutivos das leguminosas e pesquisas na área de sementes. A professora conta que os estudos em florais ganharam grande avanço sobretudo nos últimos 15 anos, não somente pela descoberta de novas aplicações, mas também de um micro RNA-mensageiro que ajuda a desvendar mecanismos moleculares e o conhecimento básico acerca dos florais. ‘Ampliamos os paradigmas em botânica’, relata, citando como exemplos as plantas Cabidopsis thaliana e Antirrhinum majus (“boca-de-leão”), conhecidas fórmulas florais.

Para a pesquisadora, estão entre os maiores desafios dos florais determinar quais são os genes target (Tecnologia Microarrays), a identificação das seqüências cisreguladoras dos targets diretos (Bioinformática) e a proteômica, que permitirá caracterizar a bioquímica dos complexos protéicos envolvidos na transcripção (síntese – primeira etapa da transferência de informação que leva do DNA as proteínas). “Novos estudos nestas linhas devem esclarecer aspectos ainda desconhecidos sobre os florais”, acredita.

As aulas de Sara no Laboratório da Graduação do IB iniciaram em agosto deste ano e terão duração de seis meses. Segundo Luís Cortez, em novembro serão reabertos os editais para a Cátedra de 2005.
“A idéia é intensificar relações: trabalhos colaborativos e intercâmbio de informações’, diz Cortez.

Isabel Gardenal, da Assessoria de Imprensa da Unicamp

M.J.