Unicamp: Professor de Engenharia Mecânica aperfeiçoa cadeiras de rodas e obstétrica

Objetivo é produzir as cadeiras em escala industrial

qui, 19/02/2004 - 10h11 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unicamp
Por Isabel Gardenal

Ideal para programas de auxílio ao idoso e ao deficiente, as cadeiras de rodas convencionais ganham um conjunto modular de transmissão mecânica, acionamento elétrico e controle adaptável.

Com esses novos dispositivos, elas podem ser utilizadas em hospitais, asilos e entidades de apoio a deficientes. O mecanismo parte de um projeto, denominado “Conjunto modular de transmissão mecânica, acionamento elétrico e controle adaptável em cadeira de rodas convencionais”, desenvolvido por João Maurício Rosário, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM).

Com a patente sob os cuidados da Agência de Inovação da Unicamp (Inova), a cadeira poderá ser levada à escala industrial. Assim como esta, outras nove patentes da área de saúde estão prontas para serem licenciadas.

O obstetra Hugo Sabatino, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), também é autor de uma cadeira – a obstétrica. Ela pode ser utilizada durante a realização de partos de cócoras e exames ginecológicos de rotina. De fácil manutenção, a cadeira é feita de material de fibra de vidro, o que permite lavagem após o parto.

Para difundir a patente, o pesquisador garante que pode oferecer treinamento. “É possível ainda incluir motor elétrico na cadeira e modificar sua altura. Com uma adaptação, parte dela pode ser fechada, e o bebê nascer na água”, conta.

Mas não são somente cadeiras que passam por processo de criação tecnológica. Macas também. É o caso da patente “Aperfeiçoamento em maca para emprego em procedimento de exame de cintilografia mamária”, dos pesquisadores Ronaldo Oliveira Pamplona da Costa e Adriana Iozzi Joaquim, da FCM.

Este projeto apresenta uma maca cuja principal característica é obter imagens simultâneas das duas mamas da paciente, trazendo como uma de suas grandes vantagens a redução do tempo de exame.

Segundo a diretora de propriedade intelectual da Inova, Rosana Ceron Di Giorgio, desde o mês de janeiro, quando as patentes começaram a ser divulgadas, cerca de 20 empresas manifestaram interesse em obter as criações da Unicamp. A Universidade detém o maior volume delas entre as universidades brasileiras.

Mais informações podem ser obtidas no site www.unicamp.br
V.C.